sábado, 25 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 25 e 26/março/2017

COLUNA CULTURA E TURISMO
25 e 26/março/2017
Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
A REGIÃO TURÍSTICA TERMAS E LAGOS CONVIDA:
VAMOS TURISTAR ?
            O Fórum Regional de Turismo  Termas e Lagos, com satisfação e muita responsabilidade, comunica que, na data de 21/03, na SETEL/POA, - com a Técnica em Turismo Cristina Queirolo Feijó - ficou definido todo o trabalho a ser desenvolvido em 05 de abril, em Erechim, gestado desde 2016.
LOCAL:  URI – Campus Erechim – sala 3.16 ( sala da pós-graduação)
PROGRAMAÇÃO:
05 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA – T O D O   DIA
MANHÃ:  9h às 11h 30min – (sem intervalo)
>>PLANEJAMENTO  ESTRATÉGICO
Intervalo para almoço: das 11h 30min às 13h 30min
TARDE: 13h 30min – 16h – PRIMEIRA PARTE:
>>ORIENTAÇÃO PARA INCLUSÃO DOS MUNICÍPOS NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO  - 2017 – (Regionalização)
16h 15min – 17h 30min - SEGUNDA PARTE:
>>SISTEMATIZAÇÃO DOS ROTEIROS ( Muito útil p/ quem tem ou não tem Roteiros operando, e/ou estruturando)
            LEMBRANDO QUEM DEVE PARTICIPAR  PARA UM TRABALHO COLETIVO,  CONSISTENTE E AGREGADOR:
>REGIÃO: PREFEITOS / INTERLOCUTORES designados pelo Sr. Prefeito e as Secretarias afins com a atividade turística; CREDENOR / AMAU / AD-AU / ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS / CDLs / DAER / ...
>TODOS  os QUE FAZEM parte dos ROTEIROS / Guias e/ou Condutores /
>Universidades / Igrejas / Museus / Casas de Memória  /  ...
>Organizadores e Promotores de Eventos: Desportivos / Culturais / Religiosos /  Gastronômicos / Locais de Lazer / Balneários / Clubes
>EMATER / SESC / SENAI / SENAC / SESI / SEBRAE / SENAR
>Hotelaria / Restaurantes / Artesanato / Taxistas / Frentistas / Empresas de Turismo
>Imprensa: TV / Rádio  / Jornal / Revista /
            Em cada Município, fica a cargo dos  Interlocutores fazerem o convite  e insistirem.  Sabemos que é tarefa árdua, mas melhor não ficar devendo. Sempre importa quem veio.   
TURISMO - atividade econômica gerada e originada pela atividade receptiva (receber em sua região/cidade/local), cujo tripé: PÚBLICO / PRIVADO / COMUNIDADE  - deve falar a mesma linguagem para compartilhar e crescer. Fator de desenvolvimento se preencher determinados requisitos: atendimento, qualidade dos serviços e produtos, oferta diversificada e correspondente ao anunciado, saber surpreender ao usuário habitual, agilidade na solução de possíveis desencontros,
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 DIA MUNDIAL DA POESIA  - 21 de abril
NOS  AJUDE  A...
Espalhar sorrisos,
Espalhar  elogios,
Espalhar  abraços,
Espalhar  gentileza,
Espalhar  pingos de amor,
Espalhar  dedicação e carinho.
(Fonte: Café Caliente/POA)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXSALA DE LEITURA
PERCEBER O VALOR  HUMANO  DO CHIMARRÃO
            No lugar do celular, priorizar as pessoas, o grupo. O grande motivador é o chimarrão, pois ninguém nos pergunta: se queremos comprar um, mas se aceitamos estar na roda. Um amigo presenciou, em certo País sul-americano, um grupo de quinze pessoas e cada uma com seu chimarrão e sua térmica. Não tem o mesmo valor.
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
 “Quem chega na frente  bebe água limpa.” David Portes
”As lições já sabemos de cor. Só nos resta aprender.” - Milton Nascimento
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 23/03/2017 – finalizado 17h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sábado, 18 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO - 18 e 19/março/2017

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
REGIÃO TURÍSTICA TERMAS E LAGOS
PLANTAR! COLORIR CAMINHOS...

            Esta denominação - Termas e Lagos -  nasceu do amadurecimento de ideias nascidas entre os Interlocutores pelos Municípios nas reuniões de trabalho,  tanto aqui quanto em outras regiões do Estado, elegendo os ícones principais: águas termais e represadas. Foi um período da Regionalização do Rio Grande do Sul, em que muitas regiões definiram sua denominação. Mas foi de forma madura e   auxiliados por Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo e do Plano Nacional de Municipalização do Turismo.
            E o Projeto: Plantar! Colorir caminhos... também é o resultado do pensar e do analisar nossa região como um todo em sua paisagem, que os  indicativos já estavam aí. Era só vê-los,  de fato.  Erval  Grande – Capital Nacional das Azaleias e muitos Municípios já com muitos exemplares em sua paisagem. Ao lado disso, o Ipê em todo Alto Uruguai, espécie nativa a maior razão. No segundo semestre do ano passado, o Agrônomo  D’Agostini e nós percorremos alguns meios de comunicação para falar do projeto com o objetivo de coletivizar, a fim de que possamos, em alguns poucos anos, atrair o Turista também pela beleza natural em todo Alto Uruguai.
            Fazer um agrado, dar um presente para uma pessoa amiga são  gestos de bondade. Mas praticarmos ações que beneficiarão pessoas  que não conhecemos, ou não conheceremos, isto se chama GENEROSIDADE. Apelamos para a generosidade de todos:  há muitas sementes de ipês nascendo em meio às pedras das calçadas, ou nos terrenos, mudas que podem ser transplantados em sítios, lotes, jardins, canteiros, na beira dos caminhos com mata nativa.

SE A VIDA É UMA FESTA,
SIGA ESTA DIREÇÃO.
VENHA VOCÊ TAMBÉM!


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PATRONOS DAS CIDADES
As cidades têm, de um modo geral, um Santo eleito seu Patrono. De Erechim, São José.  Domingo, 19 de março, é dia de São José. É convidativo recolher-se uns momentos na Catedral São José, depois  apreciar o esgrafito a fresco, obra do Mestre Atystarch Kaszkurewicz com seus discípulos Harrysson De Carli Testa e Aloys Warken. A grandeza das pessoas está no repartir o que sabem para multiplicar. E a Arte tem a função de nos humanizar pela emoção.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
“SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARA.” (José Saramago)
COISAS INCRÍVEIS QUE SE PODE VER, PERCEBER...
>...a cidade quieta, parada, numa tarde de sábado de Carnaval, ou a cidade dormindo, domingo bem cedo. Deixar-se levar pela ausência de tudo e de todos.
>...aquele ipê amarelo que se esgueira entre as casas, só querendo viver e EMBELEZAR.
>...aquela trepadeira florescendo sinos cor-de-rosa em algumas cercas de ferro. Faz pensar!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Por que adultos dão tanto mau exemplo em coisas simples, corriqueiras como: no uso das palavras mágicas, no  “guardar” o lixo quando no carro ou caminhando em via pública para colocar no recipiente certo, na separação do lixo doméstico e industrial, no respeito aos professores,.... 

“SE VOCÊ  QUER MANTER LIMPA A SUA CIDADE, COMECE VARRENDO DIANTE DE SUA CASA.” (Provérbio Chinês)
            Indignação quando - pessoas que podam árvores, ou limpam suas propriedades e até suas casas, - usam a via coletiva para depositar seu lixo. Às vezes por muitos dias fica lá apodrecendo e sujando as adjacências... Há ruas e canteiros tão bem cuidados e floridos que encantam o passante, quando a via pública fica de fato para as pessoas usarem e apreciarem. Só uma evolução cultural poderá curar esta indiferença para com o melhor no proceder individual.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Redigido em 16/03/2017 – finalizado 18h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 3 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO - 04 e 05/março/2017

COLUNA CULTURA E TURISMO
04 e 05/março/2017
Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
QUE BOM QUE...
     ...vimos pessoas falando, sorrindo, cantando,  executando diversificados  e variados estilos musicais em diferentes cenas, ou seja, brincando  o CARNAVAL,  em ambientes abertos a grande maioria, sem a presença visual de um personagem que se impõe pela sua atualidade: tablet. Alegria espontânea, pois a tristeza significa magoado, aflito, sem alegria. Livres fantasias! A vida precisa de pausas.
QUE BOM QUE...
...os GRUPOS CULTURAIS de diferentes Manifestações Culturais  dos - e - nos Municípios também reiniciam suas atividades, além das abençoadas Escolas desde as Maternais às Universidades. Não podemos de todo “saquear” o futuro. Sempre buscar, sempre acreditar, sempre oportunizar às crianças e aos jovens, pois talento é o que não lhes falta.
QUE BOM QUE...
.... as ONGS não se quedaram ao que quer que fosse e estão  em plenas  e novas atividades porque, se há um lugar indispensável, onde as ações são  invisíveis para a maioria da população, é nas ONGS. AH! Se não fossem elas quantas pessoas sucumbiriam às provações “demais!” desta vida: meio ambiente / viciados / animais abandonados / famílias em risco / ....
QUE BOM QUE...
... há ARVORES FLORIDAS por toda cidade, e no Parque Municipal Longines Malinowski se sobressaem entre as copas. Para saber mais:  falar com Waldemar Kozak, que fotografou mês a mês as nossas maravilhas, e usar como decoração. Numa certa clínica, ao entrar, numa parede a rua Bento Gonçalves com seu túnel de pés de Liquidambar no outono. E é coisa nossa!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
            “FRATERNIDADE: biomas brasileiros e a defesa da vida”:  enfatizar a diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. Já lembramos que FRATER é irmão, o que nos remete aos  laços familiares que vivem em diferentes territórios, ou biomas. Tanto a Natureza quanto os laços familiares estão desalinhados. É um reflexo da Tecnologia que afastou os próximos pelo uso desmedido e indisciplinado. Há situações em que pessoas falam como se estivessem num tribunal, sem aquela cumplicidade perante determinado assunto ou conflito. A retórica toma conta dos silêncios necessários, das pausas insubstituíveis. Convém menos falar para sobrar mais tempo para: amar, ouvir, pensar, rever conceitos e certezas. Refazer caminhos, sobretudo.  Alerta Cortella: “Não nascemos prontos.”
            Ah, as certezas! A loucura do ter e do conquistar toma conta do mundo e sobra pouco para a pessoa ser pessoa. A vida pede para ser vivida em outro ritmo. Conseguiremos?! Fazer Turismo é uma experiência inédita para alguns... Às vezes é só escolher o que fazer no seu entorno, num final de semana, despidos de preconceitos e de grandiosidades. De bem consigo mesmo. Lembrar novamente  nunca será demais: “O pior cego é aquele que não quer ver!”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx     
O TURISTA RESPONSÁVEL É...
1 - Sensível às culturas locais.
2 – Consciente das questões de justiça social.
3 – Mais independente e consciente das suas decisões.
4 – Conhecedor das questões ambientais.
5 – Avaliador crítico dos produtos turísticos  que lhe são ofertados.
6 – Ávido por experiências desafiantes, autênticas e cheias de conteúdos.
7 – Motivado para a aprendizagem.
8 – Disposto a contribuir positivamente com a preservação do destino.
(Fonte: Passaporte do Turista Responsável /  SESC)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GUIAS DE TURISMO  / CONDUTOR LOCAL
            É decisiva a atuação deste personagem no desenvolvimento da atividade turística, conduzindo os grupos durante determinado passeio e/ou roteiro. Atributos: conhecimento dos produtos que compõem o Roteiro, fundamentos históricos do referido território, correção na linguagem, evitar cacoetes e gaguejos, todos os receptivos terem conhecimento da visita,  hora da chegada e tempo de permanência, compras, etc. Chegar de repente num ponto do Roteiro sem  o prévio agendamento é impensável e, muito mais, imperdoável.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
COMEÇO / MEIO  / FIM
Na verdade sempre caminhando porque o cenário das demandas e tendências é móvel. Olhar para o futuro e se antecipar. Eis o desafio para quem está e para quem quer  participar da cadeia produtiva do Turismo, como ator presente na Economia. Somos todos conscientes de que ainda falta um trabalho mais colaborativo por segmento turístico. O desafio é grande neste sentido.
FYODOR DOSTOYEVSKY  na obra: “O IDIOTA”:
“Não foi quando descobriu a América, mas quando estava prestes a descobrí-la, que Colombo se sentiu feliz.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 02/03/2017 – finalizado 22h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 25 e 26/fev/2017

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
CULTURA E TURISMO /
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E SUAS MANIFESTAÇÕES
Se bem esquartejados estes dois termos – Cultura / Turismo -  teremos uma fusão do que acontece na prática. Cultura é a forma de pensar, ser e agir,  valores morais e éticos de determinado grupo populacional. Turismo é sair do seu habitat, do seu grupo  e inserir-se em outro contexto por escolha e/ou preferência, num determinado espaço de tempo.
Ao referirmo-nos às Manifestações Culturais já estamos falando em como, sob que formas, a pessoa expressa a Arte: Canto, Dança, Música, Teatro, Literatura, Escultura, Pintura, Desenho, Bordado, Fotografia, Colagem, Cinema, Gravura, e acrescento a Arquitetura e a Gastronomia. Arquitetura pela estética e paisagismo, e Gastronomia pela arte de “Cozinhar é transformar alimento em amor”. E quem faz Arte expressa seu coração, seu sentimento, sua percepção, sua abstração das realidades.
       Para fazer Teatro já tem tudo, disse um Educador brasileiro, que não lembro nome: o aluno e o espaço físico.  Pois Jerzy Grotowski (1933 / 1999), autor e ator polonês corrobora, pois “modificou a maneira de pensar a atuação cênica. Segundo ele, os figurinos, os cenários, a música, os efeitos de luz e até mesmo o texto dramático são acessórios dispensáveis, mas não o ator.”
       As Manifestações Culturais é que dão identidade aos territórios e são a alma dessa atividade que faz com as pessoas saiam de suas casas e vão em busca de outras convivências, outras gentes que também são gente em outros espaços físicos. Podem ser: eventos, esporte, descanso, águas, aventuras, religiosidade, história, beleza natural, nadismo e por aí afora. Então agora pense o que você, Caríssimo Leitor, vai escolher de nosso e fazer neste final de semana. Experimente o exercício de se ver fora do seu habitual. Desarme-se e viva, que é urgente!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CMPC – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS
            Quinta-feira passada houve a primeira reunião/2017 do CMPC, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Conselho vem do Latim: CONSILIUM-ii- opinião, plano, prudência; de CONSULTARE: perguntar, refletir, considerar maduramente, onde se delibera.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PRESERVAÇÃO  AMBIENTAL
            Garantir a preservação ambiental por meio Turismo é uma das premissas das Nações Unidas para o ano de 2017, declarado pela ONU como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
                      E agora, José? Difícil quando alguém defende aquilo que quer fazer e aquilo que é correto sob a ótica da sustentabilidade e da preservação ambientais. Quase com remorso deveríamos gastar a água  que, então, teríamos mais consciência, mais racionalidade  no consumo. E o lixo ORGÂNICO e RECICLÁVEL? Falta muito, mas muito mesmo...  para sair correto da sua origem e seguir assim até ser de fato reciclado. E o tempo passa e não perdoa. E as futuras gerações? Mesmo que haja planetas por aí!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Não existe família perfeita. Mas se houver compreensão, perdão, generosidade é possível ainda o amor, a proximidade, o abraço profundo e insubstituível que tem o significado fraterno na sua essência: FRATER = IRMÃO. (mvkg)
“QUEM NÃO FALTE NUNCA A HARMONIA...
...e que todos possam estar em união, com pensamentos e ações positivas, equilibrando-se com os sentimentos do dia a dia.” (invólucro do pão/Paladar)
PENSAMENTO  DE RINALDO PEDRO
“No calor ou no frio,
Na montanha ou no vale,
No litoral ou no interior.

TURISMO é a MUDANÇA perfeita.”

Por MVKG

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 18 e 19/fev/2017


”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
UM DIA QUE FICARÁ MARCADO E QUE REQUER – ainda - MAIS TRABALHO DE TODOS
                 Dia 09 passado, houve a primeira reunião do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos com os Interlocutores Municipais, com a  presença da Técnica em Turismo, da SETEL/SETUR: Cristina Feijó,  uma parceira das ações de longa data. Compareceram quinze Municípios: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Centenário, Charrua, Entre Rios do Sul,, Erechim, Faxinalzinho, Itatiba, Jacutinga, Ponte Preta, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Severiano de Almeida, Viadutos.
                 Após a auto-apresentação de cada e a abertura dos trabalhos - iniciados às 13h 30min com término às 16h 45min – todos foram desafiados a vencer uma agenda de muito comprometimento e de muito trabalho, contínuo e consistente,  a fim de atingir um estágio de emancipação. Certamente toda população está incluída e contribui quando? Quando fala do que temos, sobretudo quando atende bem a todas as pessoas, indistintamente.
                 Ao tratar do Planejamento Estratégico Regional/CREDENOR, Ademir Peretti e Júlio Brancher abordaram os três Projetos: Estruturação  do sistema de governança e do APL do Turismo na Região; Estruturação da oferta turística na Região; Promoção do Turismo Regional: marketing e comercial.
                 De 2013 para cá, seguindo Diretrizes do Ministério do Turismo, se desenvolve o processo denominado Regionalização, quando os Municípios aderem formalmente e cumprem determinadas etapas. De forma abrangente e depois pormenorizada, Cristina Feijó exauriu o assunto, deixando claro para que fim aderir à mesma, os benefícios, e os passos que deverão ser desenvolvidos até o mês de junho deste ano, quando será encerrado o prazo. Também abordou a necessidade da Região ter material promocional para ser distribuído em Feiras de grande envergadura, quando a SETEL/SETUR participa. Etapa em andamento, mas um tanto atrelada aos Municípios que optarem pela Regionalização. Especificamente, está no prelo uma Oficina somente para tratar disso, por iniciativa da Cristina Feijó.
                 Durante um tempo os Interlocutores Municipais trabalharam muito para finalizar um MANUAL – EDIÇÃO EXPERIMENTAL, que comporta uma visão e ações do que foi desenvolvido de 1997 para cá, roteiros, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Calendário de Eventos, entre outras informações. Este deverá ser conhecido por todos para fazer a edição atual, com todas as modificações acontecidas, pois a vida é dinâmica em cada localidade, em cada Município. É um trabalho que pouco aparece, mas que demanda muito tempo e muito zelo, com retomadas constantes. Certamente será um diferencial para esta Região Turística – de número 20 no RS / Termas e Lagos.  Esta denominação resultou de várias pesquisas em Frinape, em Seminários de Turismo realizados pelo Fórum em Erechim, por sugestão de Técnicas da SETEL/SETUR e de Sérgio Cordioli.
                 Todos ficaram cientes da necessidade de comparecer dia 9 de março, na Assembleia do CREDENOR, quando serão votados os projetos, dentre eles os do Turismo, acima citados. A segunda reunião do Fórum já ficou marcada para a semana seguinte, pois há muito trabalho a fazer e por muitas pessoas.
                  Com a presença de Dino Tomazelli, pela AMAU, já foram dados os primeiros passos na direção de  disponibilizar - nas redes -  as informações relativas às oportunidade de Turismo nesta Região: www.amau.com.br / e-mail: amau@via-rs.net / 54-3522-1570. Fernanda Tacca Angonese, da Supervisão Microrregional, informou sobre alguns  roteiros locais, do que falaremos na próxima coluna, especificamente, para aprofundar. A participação do Prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto instigou a todos que têm muito por acontecer, o que  beneficiará toda vasta Região.
       Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
A INVISIBILIDADE NOS DFERENTES FAZERES NA SOCIEDADE       
            Fernando  Pessoa (1888-1935): “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” Isto nos remete aos invisíveis  no trabalho referente às diferentes organizações, associações, festividades, feiras. E são inúmeras todas elas e as pessoas, também! Esta invisibilidade é acompanhada da paixão pelo fazer por ideal, por honrar raízes, por reconhecer que podem e que fazem, para não deixar sonhos morrerem na praia, até abdicando de parte da sua privacidade.
            Por isso vá feliz e sorridente na FESTA DI BACCO, no domingo à tarde no Seminário  (uma lindeza só!)  para, junto com o pagamento, oferecer seu elogio e seu agradecimento. Ou, na semana,  programe um passeio com amigos:
CAMINHO DOS SABORES, com atendimentos das 8:oo h às 18:00 h, e-mail embaraoc@emater.tche.br, telefone:(54) 3523 1218 ou (54) 99991 1699, falar com Mauro, não esquecendo os realizados no VALE DS PARREIRAIS, em Erechim: 3522-3822.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
TÓPICOS PARA O SUCESSO  - (último da série de 20 tópicos)
“Você é capaz de ir somente até onde sua autoestima lhe permitir. Muitas vezes limitamos nossa autoestima adquirida através de exemplos e experiências. Se não pensarmos que podemos. Não poderemos mesmo. Temos responsabilidade de reconhecer e aceitar nossas posturas a respeito de nós mesmos. Nos tornaremos capazes se não bloquearmos nossa autoestima e determinação.”
(Revista SUPER Ative/Chapecó/SC-ano XIV / no. LX)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Como são generosas as pessoas que trabalham em grupo, serenas, sorriem, falam positivamente e reconhecem o realizado, fazem parte da solução. São as praticantes das atitudes pró-positivas: gratidão / alegria / elogio / sorriso.

FAZER COM QUALIDADE,  VALE A PENA! – Ayrton Senna
“No que diz  respeito ao desempenho, ao comprometimento, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz bem feito ou não faz.”
É ISSO AÍ! E NÓS TODOS?
“Um Padre chega, na hora da construção da Notre Dame, e pergunta a dois pedreiros:
_  O que você está fazendo?
Um responde:
_Empilhando tijolos.
O outro:
_ Construindo uma Catedral.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Redigido em 16/02/2017 – finalizado 10h 47min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 11 e 12//fev/2017

ATMOSFERA
COLUNA CULTURA E TURISMO
11 e 12//fev/2017
Por MVKG

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
UM DIA QUE FICARÁ MARCADO E QUE REQUER MAIS TRABALHO DE TODOS
                 Dia 09 passado, houve a primeira reunião do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos com os Interlocutores Municipais, com a  presença da Técnica em Turismo, da SETEL/SETUR: Cristina Feijó,  uma parceira das ações de longa data. Compareceram quinze Municípios: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Centenário, Charrua, Entre Rios do Sul,, Erechim, Faxinalzinho, Itatiba, Jacutinga, Ponte Preta, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Severiano de Almeida, Viadutos.
                 Após a auto-apresentação de cada e a abertura dos trabalhos - iniciados às 13h 30min com término às 16h 45min – todos foram desafiados a vencer uma agenda de muito comprometimento e de muito trabalho, contínuo e consistente,  a fim de atingir um estágio de emancipação. Certamente toda população está incluída e contribui quando? Quando fala do que temos, sobretudo quando atende bem a todas as pessoas, indistintamente.
                 Ao tratar do Planejamento Estratégico Regional/CREDENOR, Ademir Peretti e Júlio Brancher abordaram os três Projetos: Estruturação  do sistema de governança e do APL do Turismo na Região; Estruturação da oferta turística na Região; Promoção do Turismo Regional: marketing e comercial.
                 De 2013 para cá, seguindo Diretrizes do Ministério do Turismo, se desenvolve o processo denominado Regionalização, quando os Municípios aderem formalmente e cumprem determinadas etapas. De forma abrangente e depois pormenorizada, Cristina Feijó exauriu o assunto, deixando claro para que fim aderir à mesma, os benefícios, e os passos que deverão ser desenvolvidos até o mês de junho deste ano, quando será encerrado o prazo. Também abordou a necessidade da Região ter material promocional para ser distribuído em Feiras de grande envergadura, quando a SETEL/SETUR participa. Etapa em andamento, mas um tanto atrelada aos Municípios que optarem pela Regionalização. Especificamente, está no prelo uma Oficina somente para tratar disso, por iniciativa da Cristina Feijó.
                 Durante um tempo os Interlocutores Municipais trabalharam muito para finalizar um MANUAL – EDIÇÃO EXPERIMENTAL, que comporta uma visão e ações do que foi desenvolvido de 1997 para cá, roteiros, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Calendário de Eventos, entre outras informações. Este deverá ser conhecido por todos para fazer a edição atual, com todas as modificações acontecidas, pois a vida é dinâmica em cada localidade, em cada Município. É um trabalho que pouco aparece, mas que demanda muito tempo e muito zelo, com retomadas constantes. Certamente será um diferencial para esta Região Turística – de número 20 no RS / Termas e Lagos.  Esta denominação resultou de várias pesquisas em Frinape, em Seminários de Turismo realizados pelo Fórum em Erechim, por sugestão de Técnicas da SETEL/SETUR e de Sérgio Cordioli.
                 Todos ficaram cientes da necessidade de comparecer dia 9 de março, na Assembleia do CREDENOR, quando serão votados os projetos, dentre eles os do Turismo, acima citados. A segunda reunião do Fórum já ficou marcada para a semana seguinte, pois há muito trabalho a fazer e por muitas pessoas.
                  Com a presença de Dino Tomazelli, pela AMAU, já foram dados os primeiros passos na direção de  disponibilizar - nas redes -  as informações relativas às oportunidade de Turismo nesta Região: www.amau.com.br / e-mail: amau@via-rs.net / 54-3522-1570. Fernanda Tacca Angonese, da Supervisão Microrregional, informou sobre alguns  roteiros locais, do que falaremos na próxima coluna, especificamente, para aprofundar. A participação do Prefeito de Aaratiba, Guilherme Granzotto instigou a todos que tem muito por acontecer, o que  beneficiará toda vasta Região.
       xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
TÓPICOS PARA O SUCESSO  - (último da série de 20 tópicos)
“Você é capaz de ir somente até onde sua autoestima lhe permitir. Muitas vezes limitamos nossa autoestima adquirida através de exemplos e experiências. Se não pensarmos que podemos. Não poderemos mesmo. Temos responsabilidade de reconhecer e aceitar nossas posturas a respeito de nós mesmos. Nos tornaremos capazes se não bloquearmos nossa autoestima e determinação.”
(Revista SUPER Ative/Chapecó/SC-ano XIV / no. LX)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Como são generosas as pessoas que trabalham em grupo, serenas, sorriem, falam positivamente e reconhecem o realizado, fazem parte da solução. São as praticantes das atitudes pró-positivas: gratidão / alegria / elogio / sorriso.

FAZER COM QUALIDADE,  VALE A PENA – Ayrton Senna
“No que diz  respeito ao desempenho, ao comprometimento, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz bem feito ou não faz.”
É ISSO AÍ! E VOCÊ?
“Um Padre chega, na hora da construção da Notre Dame, e pergunta a dois pedreiros:
 _  O que você está fazendo?
Um responde:
_Empilhando tijolos.
O outro:
_ Construindo uma Catedral.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 10/02/2017 – finalizado 16h 47min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 04 e 05//fev/2017


ATMOSFERA
COLUNA CULTURA E TURISMO
04 e 05//fev/2017
Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
PREZADOS SENHORES PREFEITOS MUNICIPAIS / AMAU
                          Por meio deste estamos convidando a todos para a  primeira reunião do ano 2017. Sugerimos e, ao mesmo tempo fazemos veemente apelo para que, mesmo os Municípios que não têm ainda uma determinada pessoa para esta função, se façam representar. Ainda ousamos pedir que esta seja de entusiasmo e pró-positiva. A Região atingiu um degrau neste processo que não pode mais vacilar em nenhum momento.
                          Pela agenda poderão perceber  o quanto cada um é indispensável para o funcionamento prático do todo regional. Lembram: oferta principal / complementar e de apoio?
Data: 09 de fevereiro de 2017 – 5ª,feira
Horário: das 13h 30nin às 16h 30min
Local: sala 3.13 / URI - Campus Erechim
                          AGENDA:
01-Abertura e auto-apresentação de cada um.
02-Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional  - Projetos que contemplam o Turismo – as diferentes instâncias / CREDENOR – Secretário Executivo / AMAU.
03- A partir do MANUAL – entregue aos Senhores Prefeitos Municipais em 13 de janeiro, - colocar todos Interlocutores a par de alguns itens pontuais, para melhor se posicionarem na Região como um todo, e para que haja compreensão de que o mesmo foi editado como Experimental, protótipo para compor o definitivo, após a devida e necessária atualização, considerando que a dinâmica, no vasto território municipal, é contínua.
04-Roteiros Turísticos ativos – locais.
05-Assuntos gerais/convites/comunicações.
                        Agradecendo a todos pela preciosa atenção, apostando na  indispensável participação para unir e crescer como um todo regional, conclamamos a todos a acreditar na Economia gerada pela atividade turística: direta e indireta.

                        Sempre ao dispor
Maria Vanda Krepinski Groch
Coord. Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos
URI/CREDENOR
Fones: 54-99682-2044 / 3321-1074
E-mail: vandagroch@gmail.com
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 XVI FESTA DI BACCO  – FESTA DE SÃO BRÁS - domingo
            Pois a comunidade soube crescer e fazer daquele recanto um lugar inigualável. Usufruem do presente natural sem maltratá-lo. Por essas e outras se acredita no Turismo Regional.
       xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
TÓPICOS PARA O SUCESSO  - (19 de 20)
     “Tenha coragem em todas as circunstâncias da vida. Por pior que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode superá-las com persistência e a força que provém de seu íntimo.. Deus está dentro de cada um de nós, pronto a dar-nos energia e vigor, ânimo e incentivo. Confie em Deus e tudo será superado.”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
É PRECISO SABER VER
Só estando nos locais apreendemos percepções muito importantes na gestão, e nos surpreendemos em quantas pessoas nos ensinam com iniciativas muito oportunas e criativas,  para impulsionar passos seguintes em cada realidade, em cada empreendimento.
A INTERAÇÃO  ENTRE VIDA E FORMA – Jan Gehl – arquiteto dinamarquês
“Precisamos voltar a usar os nossos sentidos para apreciar a cidade. Claro que a tecnologia é fundamental para a construção, mas já não tenho tanta certeza assim sobre a necessidade de tantos carros.” ( Jan Gehl – arquiteto dinamarquês / Bens e Serviços)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 03/02/2017 – finalizado 15h 55min – por MVKG – Erechim/RS