sexta-feira, 22 de maio de 2020

Coluna Cultura e Turismo 23/24/maio/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”!
Nesta coluna:
DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES:
>PEDIR... SEMPRE SE PODE!
>>ESSÊNCIA E DISTÂNCIA
>>> A INDEPENDÊNCIA CHEGANDO
>>>>A  AMAU ENTENDE
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AJUSTANDO  AS  VELAS
 TEMOS O DIREITO DE PEDIR?
            Como sempre compartilhamos o que estava em elaboração na nossa  Região Turística Termas e Lagos pelos Interlocutores  que representam os  Municípios  da AMAU para compor o Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos/CREDENOR/URI. Os leitores sabem muito do que temos e somos. Por isso insistimos e ousamos também  pedir a todos para que olhemos com olhos – novos - de visitante o nosso meio: do mais próximo ao regional, e nos emocionemos com:
> A NATUREZA E TODOS SEUS MISTÉRIOS E SEGREDOS...
>>A ARQUITETURA E O DESENHO DAS CIDADES – SUAS PRAÇAS / MONUMENTOS  / TEMPLOS / PARQUES / ...
>>>O PROGRESSO: COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS...
>>>>SUAS DIFERENTES E RICAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS...
>>>>>SUA GENTE – A MAIOR RIQUEZA...
pois tudo faz parte do nosso lugar, da nossa morada. Também fazermos a parte intransferível:
>LIXO – separar  obedecendo as normas e não mais-ou-menos;
>>ÁGUA – usar só necessário, sujar o menos que pudermos  e poupar:
>>>NATUREZA – mais jardins, mais pomares, mais  bons tratos com os animais;
>>>>PRODUÇÃO LOCAL – consumir o que esta gente produz, oferece e proporciona em todos os níveis.
            Cada um some  o que reconhece como certo, pois que nós bem que  sabemos o que é certo e o que não o é. Então... bora fazer!!!!
AMAR É SEMEAR! A PRIMAVERA VIRÁ!

INCRÍVEIS TEMPOS! ESCOLA PRA VIDA CHEGANDO!
             A essência do ser posta à prova para não se perder em bobagens virtuais que deslumbram. Mas valem nada. A distância unindo pela essência. Iniciativas no campo da Cultura promovem ideias de lideranças de Grupos Culturais,  compartilhando espetáculos e palcos, onde quer que estejam. Erechim vai para o mundo através  Festivais virtuais promovidos pelo CIOFF, alimentando a chama da essência humana: seu jeito de ser, pensar, agir e fazer novo. Movimento. Música e Coreografia do mundo para o nosso mundo.
            Termas e Lagos  tem riqueza étnica e gente que faz acontecer. Agora é hora de aprofundar, alargar horizontes, de fundir conhecimentos para se transformarem  em sabedoria, cada um a seu tempo e a seu modo. Mas não perder tempo. I ENCONTRO ONLINE DE GRUPOS FOLCLÓRICOS POLONESES nos dias 22, 23, 24/maio/2020 – às 20h, por inciativa do JUPEM,  com apoio do CIOFF (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos) e do programa local Sangue de Gaúcho. Acessar: canal do You Tube do Grupo Jupem, ou página no facebook. Serão dezessete participantes, sendo da Polônia, da Argentina e do Brasil:  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apresentadores Jeison Lipniarski da Silva e Leonardo Rucyski com Marco Aurélio Pedot.
XXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GRATIDÃO! TRABALHO!
            Todos seguimos trabalhando on-line  e... muito mais, sem muita disciplina porque sempre achamos que podemos mais. Em relação ao Escritório de Turismo, que foi anunciado,  seguem ações para tanto, quanto possível. Como todo fazer em todos os campos, estamos atentos às direções que os estudos apontam e, por isso mesmo, sermos um pouco todos agente e empreendedores do Turismo de alguma forma,  porque chegou a hora e a vez de Termas e Lagos se mostrar, vender e evoluir mais ainda. E isso depende das pessoas todas, sem exclusão. Certamente o Técnico fazer o específico seu papel. Mas a população abraçar, adequar seu discurso e proclamar aos quatro ventos. Nossa independência está chagando. Não me venham falar de.... venham falar É de nós! E a AMAU entende isso.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Um casal amigo saiu,  determinado dia,  com algumas máscaras. Ao encontrar algumas pessoas sem máscara, entregou uma unidade do tipo lavável, recomendado o cuidado consigo e com os outros.
 “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA Lauro de Oliveira Lima:
“Engajamento significa mobilização de todas as faculdades em determinada situação e exige constante intercâmbio com suas circunstâncias.”
“Um dia passaremos nossa vida toda na escola; um dia passaremos nossa vida toda em contato com o mundo, sem que nada dele nos separe.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 22/05/2020 – 10h 20 min  – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Coluna Cultura e Turismo 16/17/maio/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES:
>CHEGOU A VEZ DE TERMAS E LAGOS!
>>COMPORTAMENTOS E BUSCAS PÓS-PANDEMIA
>>>A  ESCOLA DA VIDA PELA DOR
>>>>CORAÇÕES ABERTOS E MENTES ABERTAS

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AJUSTANDO  AS  VELAS
ESTÁ CHEGANDO A NOSSA VEZ! E COMO QUEREMOS!!!!

             Concluímos a publicação do sábio e necessário conteúdo da  publicação do SESC sob a denominação TURISTA RESPONSÁVEL, fazendo a ponte com os estudos e indicativos do novo  turista pós-pandemia. Mudança de parâmetros e de escolhas, como referido na coluna anterior, nesta seção. Procuramos fazer uma concisão sob dois prismas: de quem oferta e de quem consome. Sabemos que a objetividade e o estabelecimento de prioridades, nos diferentes  campos da oferta - serão decisivos para o bom termo., isto é, novo modelo de negócios. Apontam os estudos e falas on-line, que procuramos viabilizar conforme segue:
COMPORTAMENTO DO VIAJANTE:
1-Buscará o seu entorno, nova conexão com as proximidades físicas.
2-Preferirá os produtos locais. Significa a relevância do seu meio.
3-Mais valor ao sensível que ao exibicionismo. A gratidão prevalecerá.
4-Buscará basear sua escolha na  informação digital. Visitar antes de viajar.

COMPORTAMENTO DO MERCADO
1-Reescrever os negócios: NOVO MODELO DE NEGÓCIO.
2-Ser presença digital. Oferecer segurança sanitária.
3-Privilegiar a sustentabilidade.
3-Cumprir com exatidão o prometido.
4-Atendimento acompanhado de iniciativa, de atitude perspicaz e eficaz.

SEGMENTOS MAIS VISADOS:
Natureza
Rural
Bem-estar
Ecoturismo
Tour de Aventura
Gastronômico

DEZ INSIGHTS/ENTENDIMENTOS PÓS-COVID:
1-Segurança
2-Digitalização
3- Presença  on-line
4-Perpetuação on-line
5- Experiências
6-Flexibilidade 
7-Inovação
8-Sustentabilidade
9-Capacitação
10-Cooperação
            Então todas as formigas do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos/Credenor/URI estão trabalhando  nos seus papéis. Será a vez do nosso lugar, com o que viemos insistindo – todos nós -  de longa data.  Alguns Municípios já estão postando seus roteiros ou seus pontos turísticos de forma muito objetiva e inovadora. É a vez! Assim a obra ficará completa. Justamente o uso do digital. Jamais esquecer de incluir as diferentes Manifestações Culturais, primorosas em Termas e Lagos. Com sabedoria pode-se estar até em outros países, de onde virão  visitantes,  quando chegar a vez do Turismo Internacional. O  JUPEM projetou e realiza o I ENCONTRO ONLINE DE GRUPOS FOLCLÓRICOS POLONESES nos dias 22, 23, 24/maio/2020 – às 20h, com apoio do CIOFF (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos) e do programa local Sangue de Gaúcho. Acessar: canal do You Tube do Grupo Jupem, ou página no facebook. Serão dezesseis participantes, sendo um da Polônia, dois da Argentina e treze do Brasil: 07 do Paraná, 2 de Santa Catarina e 4 do Rio Grande do Sul
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
A  ESCOLA DA VIDA PELA DOR
            Muitos nos ensinaram sermos mais gente. Tinham forma, cor e voz. E não quisemos aprender o quanto ainda é preciso. Aí veio o invisível. Que o  novo coronavírus  seja o prenúncio de um novo homem que vem por aí,  pós-isolamento e o experimento não programado: da intimidade ao evento mais numeroso, do trabalho individual ao coletivo, da cega política à prática do respeito com todos os brasileiros, da destruição da natureza à sua salvação, iniciando pela água que agora nos salva.
            Houve momentos na Historia da Humanidade  em que até crianças eram compradas para serem salvas e, depois, salvaram  causas e ideias. No lugar de máscaras tão variadas e coloridas abriremos largos e iluminados sorrisos pela falta que todos nos fizeram. Os cotovelos serão abraços e cumprimentos. As portas e janelas serão de outro tamanho, porque abertas como nós também ficaremos. Com o entregador aprenderemos que só importa o destinatário. Dos anjos, circulando entre enfermos,  a certeza de que o ser humano é também divino pelo amor desmedido.
            Nossa pequena condição humana pede outro mundo com um novo manual do ser humano, que está sendo impresso em nossas almas e em nossos corações. Não sejamos líquidos! Não apaguemos! Enfim... se agora as vidas forem o centro da vida, a esperança renasce: pela coragem espiritual  e pelo respeito aos valores dos quais precisamos nos alimentar.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Duas pessoas, ao concluir um trabalho contratado em empresa, solicitados a ajudar num trabalho extra na residência, prontamente se dispõem e trazem  equipamento, auxiliando a realizá-lo.
 “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA – São João Paulo II – 100 anos segunda-feira
“A pior prisão é o coração fechado.”
“Sempre que possível, dê um sorrio a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia.”
“Santo não é aquele que não cai. É aquele que, mesmo caindo, não desiste de levantar”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 14/05/2020 – 17h 39 min  – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Coluna Cultura e Turismo 09/10/maio/2020


ESTE LOCAL EM GAURAMA TE ESPERA PÓS-PANDEMIA. JEREMIAS QUE O DIGA!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
>DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES: TURISTA RESPONSÁVEL (7)
>>GRATIDÃO E INTOLERÂNCIA  AO SUPÉRFLUO
>>>DESTINO CERTO PARA O LIXO /  O TURISTA RESPONSÁVEL
>>>> MESMO ASSIM, CAMINHAR!
>>>>ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AJUSTANDO  AS  VELAS
GRATIDÃO  e INTOLERÂNCIA AO SUPÉRFLUO
            Diferentes leituras e projeções de pessoas experts no assunto Turismo apontam para o futuro sob diferentes perspectivas pós-pandemia. O cenário aponta cada vez mais no sentido de que as grandes oportunidades estarão muito mais latentes nos contextos locais e regionais. Já estavam em pleno andamento ações de qualificação para as diferentes atividades na cadeia do mesmo, como as aulas presenciais no SENAC: Curso Desenvolvendo Agentes do Turismo Regional e Desenvolvendo Empreendedores do Turismo Regional, através do CREDENOR/Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos. Dada a necessidade de isolamento social para preservar a vida, está em processo de análise para migração gradual para o modo de aulas conectadas. O trabalho vem sendo conduzido pelo Diretor do Senac Erechim, Leandro Bianchi, e pelo Secretário Executivo do CREDENOR, Julio Brancher. O tempo de isolamento é necessário, mas os agentes e empreendedores precisam olhar o contexto, e estarem preparados para ações de seus municípios, de forma atenta às oportunidades que surgirão.
            Buscando conhecer diferentes opiniões  de estudiosos sobre como a atividade turística será retomada, todos apontam o caminho: será a vez do turismo doméstico, das pessoas buscarem conhecer melhor o seu entorno, viajar pequenas distâncias. J.J. Camargo analisa os efeitos deste período apontando para muitas transformações individuais, chamando à reflexão: GRATIDÃO  e INTOLERÂNCIA AO SUPÉRFLUO. Como já vinha crescendo uma característica do visitante, segundo estudos da OMT: mais o cultivo da sensibilidade e menos da exibição, esta tendência amplia as duas evoluções.
            Os empreendedores estão desafiados a estudar, analisar com novos olhos o que cada um vinha fazendo, e como o fazia,  transformar o negócio, se adaptar Perguntar-se, e perguntar também aos seus colaboradores: como pode o negócio permanecer e crescer? Transformar-se com a experiência já vivida e como pode ser ainda mais atrativo ao consumidor? Ao visitante? Justamente a pesquisadora na área do Turismo há 44 anos, Professora na USP, Mariana Andrigui recomenda que o empreendedor esteja atento à comunicação e à percepção do consumidor. Proporcionar visitas virtuais para despertar o desejo de conhecer o local. Suas palavras quanto a hotéis, pousadas e meios de hospedagem: “O segredo vai estar na comunicação e na percepção do consumidor, se aquele é um lugar seguro para se estar,  ou não. É o que vai garantir a sobrevivência do negócio.”

EMBARQUE NESSA!   (7ª. de 7 partes) – DESTINO CERTO PARA O LIXO
            Nesta SÉTIMA  parte da  orientação editada pelo Serviço Social do Comércio/SESC - chamada O TURISTA RESPONSÁVEL – abordamos  os itens que constam em DESTINO CERTO PARA O LIXO – onde e o que pode ser descartado na hora de iniciar o retorno.
            Além de não jogar resíduos no ambiente, separe-os. A separação é uma etapa importante no processo de reciclagem. Colabore jogando cada tipo de resíduo em seu coletor.. Os coletores apresentam cores diferentes. De acordo com a categoria do resíduo:
METAL/AÇO –  cor dos coletores: amarelo
PAPEL – cor dos coletores: azul
PLÁSTICO – cor dos coletores: vermelho
VIDRO – cor dos coletores: verde
ORGÂNICO – cor dos coletores: marrom
         Restos de alimentos são resíduos orgânicos, não são recicláveis, porém podem ser reaproveitados para compostagem.
            Agradecemos ao SESC pelo uso do Turista Responsável, que encerramos hoje, com a sétima parte.
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
EM TEMPO DE 102 ANOS
            Sempre Cultura e Turismo andarão juntos. Grupos Culturais desta cidade sempre fizeram a sua parte, aqui e por Estados e Países. Entre esses o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM, que completou 52 anos dia 06 passado. Aqui nos remetemos aos Imigrantes de todas as Etnias, que sempre tinham em sua bagagem instrumentos musicais e, o mais precioso: a vontade de cantar, que nunca os abandonou, porque  a esperança estava com eles.

Homenagem aos Imigrantes:

CAMINHAR
Fecham portas. - Mesmo assim, caminhar!
Escondem a verdade. – Mesmo assim, caminhar!
Mentem e enganam. – Mesmo assim, caminhar!
Porque nada na vida é maior do que a esperança.
Assim como a deles!

            A inspiração para isto veio de leituras mais específicas a respeito de como os Imigrantes eram “buscados” em outros países  e de como era - na prática - o cumprimento do que a propaganda de então dizia.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Ao ver duas pessoas carregando um móvel  grande e pesado,  o vizinho vê e  ajuda, sem lhe pedir. Nesta singeleza, a grandeza do coração.
 “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA – Espiritualidade – Monja Coen
...“Lembre-se de que para um grão de arroz chegar ao seu prato, toda a vida da terra precisou estar em equilíbrio. Perceba a interdependência e o biocentrismo. O antropocentrismo caiu – o vírus derrubou de vez. O ser humano não é o centro da vida. O centro da vida é a própria vida.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 08/04/2020 – 10h 49 min  – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Coluna Cultura e Turismo 25/26/ABRIL/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
>DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES: TURISTA RESPONSÁVEL(5)
>>AJUSTANDO AS VELAS!
>>>COMPRANDO NO DESTINO!
>>>>”SÓ SEI QUE NADA SEI.”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AJUSTANDO  AS  VELAS
AJUDE OS NOSSOS BRASILEIROS!
            Recebido via whats, com a identificação de Vila Brasil – Turismo e Eventos, indicando um caminho que traduz o que  circula em alguns meios mais atentos ao nosso povo e às nossas coisas, da natureza ao produto mais sofisticado.
            “Depois que superarmos esta fase difícil, e a Covid-19 for controlada, faça uma boa ação durante o resto de 2020.
1-Passe as férias no Brasil.
2-Vá aos restaurantes no Brasil.
3-Passeie pelo Brasil, hospedando-se nos pequenos hotéis e pousadas.
4-Visite as cidades brasileiras, inclusive aquelas perto de onde você vive.
5-Compre de marcas brasileiras.
6-Apoie as empresas e pessoas que tiverem dificuldade devido à falta de volume de negócios.”
           
EMBARQUE NESSA!   (5ª. de 7 partes) – COMPRAS NO DESTINO!
            Nesta QUINTA parte da  orientação editada pelo Serviço Social do Comércio/SESC - chamada O TURISTA RESPONSÁVEL – abordamos  os itens que constam em “NAS COMPRAS – ATITUDES POSITIVAS NA HORA DE COMPRAR” – depois que o turista se instalou no destino:
1-“Ao fazer compras, prestigie o artesanato típico da região, para reforçar a identidade e a economia locais. Se pechinchar, faça-o com leveza, para não desvalorizar a produção regional.
2-Prove sabores da região, como frutas e vegetais da estação. Além de enaltecer a cultura  culinária regional, o transporte local dos alimentos despende menos poluentes.
3-Lembre-se da sacola ecológica: ao fazer compras, levando a sua, em geral de pano, você evita o uso de plásticos.
 4-Embalagens em excesso, como garrafas de água descartáveis, sacolas plásticas e pacotes para presente, podem tornar-se futuras fontes de lixo ao léu. Evitá-los é uma sábia atitude.
5-Recuse produtos com elementos naturais, como peles de animais, penas, conchas, ou que utilizem espécies em extinção. E denuncie!”
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
EM TEMPO DE ...
            ...tanto ouvir falar em morte, tanto o tom catastrófico como nos chegam as informações: tanto mais pensamos em vida que parece ser apressado o seu fim. Como sermos  fortes se não buscarmos em nós mesmos outros horizontes? Vamos realizando tarefas  a serem cumpridas, que vínhamos postergando; mexendo e remexendo pertences do nosso trabalho que merecem uma seleção verdadeira, a culinária nos convoca pela  natureza divina milagrosa existente na cozinha. Isto nos liberta no momento em que buscamos nos aliviar. Coisas a fazer tão junto de nós, enquanto nos preparamos para  voltar ao que tínhamos. Como tudo aquilo era bom: cumprimentar dando a mão, abraçar, beijar, visitar, ajudar, ouvir, responder, argumentar, concordar, discordar, perdoar, correr atrás do tempo, trabalhar e trabalhar e trabalhar. Como disse Sócrates: “Só sei que nada sei.” Quanta esperança temos de um mundo mais humano,  vindo em boa hora para Termas e Lagos no cenário esperando por todos os atores dos Roteiros Turísticos.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA  - Afonso de Santa Cruz – Acenda Fósforos (1979) - a propósito de 23/abril - do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais:
“´É fácil o que se faz com gosto. Realiza-se com gosto o que é motivado. A motivação provém da importância da iniciativa. A importância da boa leitura é proporcional à importância do “espírito”, que é o constitutivo do homem.”
“Não xingue as trevas: acenda um fósforo! Caminhamos quilômetros a pé, e não nos lembramos que todo o trajeto foi feito na base dos “passos”, curtos em si, mas longos no seu conjunto. Não adianta olhar a meta, como ideal distante, é preciso iniciar a caminhada...”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 23/04/2020 – 20h 05   min – Erechim/RS por MVKG.

sábado, 18 de abril de 2020

Coluna Cultura e Turismo 18/19/ABRIL/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”!
Nesta coluna:
>DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES: TURISTA RESPONSÁVEL(4)
>>QUEM PODE CUIDAR DO MEIO?
>>>CHEGAMOS  AO DESTINO!
>>>>A VEZ DA COZINHA!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
“DIFERENTES OLHOS VÊEM COISAS DIFERENTES.”
MUDANÇA DE HÁBITOS
            Estamos olhando uns para os outros de um jeito novo e diferente. Reprimimos os abraços, os beijos, suspendemos os cumprimentos  pensando em quando tudo será novamente . Observando os espaços comerciais, funcionando  segundo ditames para, tanto quanto possível,  reprimir a pandemia, nossa percepção ficou  outra. Fazemos fila serenamente. O seu sentido é outro. Também vemos exemplos de grandezas inimagináveis  de uns para com os outros, sem vínculos anteriores. Percebemos como e quanto o ser humano pode ser bom e coletivo, dando valor à vida dos outros.
            Toda  esta aprendizagem - não programada - refletir-se-á na atividade turística. De um lado,  a evolução; do outro, a receptividade. É hora de novas luzes sobre o modus faciendi que nos acomoda. Coisa natural. Mas repensar produtos materiais e imateriais na área do Turismo, de parte a oferta – quem vende,  e de parte da demanda- quem consome. Insistimos que é a hora de cada um fazer a sua parte para sermos os melhores, quando “as porteiras forem abertas’’, no linguajar gaúcho. Termas e Lagos é nossa feita pela nossa gente que tem raízes, dignidade, herança cultural e  antropologia.


EMBARQUE NESSA!   (4ª. de 7 partes) – CHEGAMOS!
            Nesta QUARTA parte da  orientação editada pelo Serviço Social do Comércio/SESC - chamada O TURISTA RESPONSÁVEL – abordamos  os itens que constam em “ NÃO SE ACOMODE – ACOMODAÇÕES IDEAIS PARA VOCÊ  - ao se instalar no destino:
1-O aquecedor ou ar-condicionado continuam a toda, mesmo sem uso? Seria bom não esquecê-los ligados. Ao sair do cômodo, recorde-se de apagar as luzes e de desligar a TV, ao invés de deixa-la stand-by.
2-Se fechar a torneira ou o chuveiro ao ensaboar-se, barbear-se ou escovar os dentes, estará evitando o desperdício de água – um bem natural já considerado escasso em muitos lugares.
3-O meio de hospedagem que você escolheu pratica a reciclagem? Caso não, divulgue a prática no local. E continue  a separar o lixo por categorias.
4-Se não precisar trocar toalhas e roupas de cama diariamente, avise. Menos lavagens significam menos produtos de limpeza poluidores de rios e lagos.
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
COZINHAR ABRE PERSPECTIVAS E NOVOS HORIZONTES
            Ficando mais gente em casa e por mais tempo, um assunto  indispensável é comida, sem dúvida.  Uma boa é buscar na tradição culinária da família. Há sempre muita história entre certos pratos e seus exímios fazedores. Algumas vêm de muito longe, até remontam à chegada dos ancestrais Imigrantes. Por melhores receitas que se pode pesquisar via  anônima, na internet, não aquela nobreza e dignidade se passada de geração em geração na família. Este é um aspecto  da intimidade que não merece maiores atenções, de um modo geral. Como admirar mais um chef famoso do que as nossas figuras familiares e, sobretudo, a cuja trajetória também pertencemos?
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA  - dois autores
“Milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas em contradição com o que sabemos sobre a natureza.” Santo Agostinho
“Uma vida extraordinária consiste em melhorias diárias e contínuas nas áreas que mais importam.” Robin Sharma
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 16/04/2020 – 22h 48min – Erechim/RS por MVKG.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Coluna Cultura e Turismo 11/012/ABRIL/2020


“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
>DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES: TURISTA RESPONSÁVEL(3)
>>NOSSA GENTE SABE FAZER!
>>>CHEGANDO NO  DESTINO
>>>>ENTÃO... FELIZ PÁSCOA!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
“DIFERENTES OLHOS VÊEM COISAS DIFERENTES.”
TRANSFORMAÇÕES
            Das guerras, o que conhecíamos é o que nos traz a Literatura, o que se pode aprofundar em Museus e em Memoriais, e muito também quando ouvimos o que contam pessoas que participaram, até ilustrando com fotografias e documentos originais. Agora, em 2020, é em inúmeros campos de um novo ser e agir no mundo pessoal, no mundo social e no mundo econômico. Aprender e reaprender porque muita coisa muda em  diferentes níveis.
            De há tempos se fala em cantarmos a nossa aldeia, conforme Ludwig, quando sociólogos já projetavam como agiríamos na era da globalização, agora crescida do status quo da pandemia. Então aprimoremos nossa sabedoria sobre o que tem em Termas e Lagos, a NOSSA Região Turística, para fazermos planos pós COVID-19. Esta NOSSA GENTE sabe fazer! E o faz bem! Sempre consumir o que aqui é produzido com sabedoria e arte, nos diferentes campos: industrial, comercial e de serviços, com destaque para as Manifestações Culturais.

EMBARQUE NESSA!   (3ª. de 7 partes) – CHEGAMOS!
            Nesta terceira parte da  orientação editada pelo Serviço Social do Comércio/SESC - chamada O TURISTA RESPONSÁVEL – abordamos  os itens que tratam das “Orientações para quando chegar ao destino.”
1-Conhecer e respeitar as regras gerais do lugar onde está hospedado é ser gentil com a comunidade. Respeite horários. Faça a sua parte.
2-Viva a diferença! Valorize o contato com as pessoas de culturas diferentes dos pontos turísticos tradicionais – você pode aprender muito. Contratar Guias de Turismo também ajuda a economia local.
3-Ao longo do percurso e no local escolhido, aprecie sem alterar o ambiente natural. Isto significa não remover plantas, dar comida aos animais, tocar ou coletar seres marinhos como corais, conchas, estrelas-do-mar...
4-Seja responsável – nos passeios tenha sempre um saquinho para coletar seu lixo. Ou então, coloque-o no lugar certo, buscando lixeiras para materiais degradáveis (resíduos orgânicos, como restos de comida) e n     ão degradáveis (como plástico, latas, vidros).
5-Procure opções de Turismo Ecológico: visite e busque conservar áreas protegidas como parques, reservas e florestas. Ao fazer trilhas, preserve os animais silvestres – basta usar cores discretas, caminhar sem alarde e não oferecer alimentos.
6-Prefira caminhar,, andar de bicicleta, ou usar transporte público – o melhor é o transporte ecologicamente correto.. Se tiver que usar carro, opte pelos de motor flex, com emissão menor de poluentes, sempre bem regulados. O álcool vem de fonte renovável, e gás é pouco poluente. Informe-se.
7-Porém, em se tratando de dunas ou de locais com vegetação, carros e motos não são uma boa ideia de forma alguma...
8-Fumar durante o passeio?! Além de causar mal a você mesmo, pode provocar incêndios em lugares de vegetação. Vale o mesmo para fogueiras.
9-Cuidado com a desidratação em lugares de muito calor e ou de muito frio. Beba bastante líquidos, procurando usar uma garrafinha (squeezer). Evite copos de plástico.
10-Compartilhe seus cuidados ambientais. Cada atitude de respeito ao ambiente pode ser repassada a crianças e amigos. Assim você amplia a rede de turistas responsáveis.
 Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
ENTÃO É PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!
            Ramos nas portas no Domingo de Ramos, Cestas de Alimentos e ovos de chocolate no Domingo de Páscoa: então é Páscoa mesmo! Nas diferentes culturas: rituais, usos e costumes fazem parte da herança etnográfica diluída no seio familiar, nos grupos, nas associações, nas Igrejas e  que, nem sempre, tem a devida visibilidade e o reconhecimentos da sua autenticidade. Então este isolamento faz notar, de parte de quem sempre participa, que agora não dá. Mas é Páscoa!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA 
Recebido do amigo Eduardo Szynkaruk: “Pessoas amadas, amam pessoas.”
Hal Elrod: “Não há nada a temer, pois você não pode fracassar. Você só pode aprender, crescer, e se tornar melhor do que jamais foi.”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 09/04/2020 – 18h 20min – Erechim/RS por MVKG.
MVKG