sábado, 15 de abril de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 16 e 17/abril/2017

Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
PESSOAS QUE FAZEM DIFERENÇA PARA MELHOR
ESTÃO ENTRE NÓS
     Nos dias 5 e 6 passados, todos que participaram dos trabalhos colocaram o Turismo em outro estágio pelas preciosas contribuições e pelo resultado final. O Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos/CREDENOR agradece, indistintamente, a todos. Agora resta muito trabalho, pois nunca será tarefa concluída. São etapas vencidas que já estão a exigir mais, como disse Lord Curzon - Governador da Índia (1859-1925). Assim que algumas decisões forem praticadas, daremos publicidade.
     A História poderia ter iniciado em 1947  - Ampílio Denti - ou nos anos 70 - Sebastião Alves Teixeira – que propunham fazer aqui o que viam em outros lugares. Cinquenta anos depois, em 1997, o assunto voltou a ser encarado, nem sempre entendido e nem sempre tratado com a devida seriedade,  e como vetor real de desenvolvimento econômico e social. O olhar cuidadoso voltado à paisagem  natural – regional - mudou bastante, de 2008  para cá, com o projeto gestado no Fórum de Turismo pelos seus integrantes - os Interlocutores Municipais: Plantio de ipês e de azaleias. Ao mesmo tempo, a assessoria técnica da SETUR e as diversas oportunidades de qualificação para o exercício de atividades no trade do Turismo prepararam diferentes segmentos e, certamente, o povo da Região Termas e Lagos já se posiciona acolhedor e receptivo. Quase uma dezena de Roteiros Locais oferecem opções de passeios diversificados e supreendentes em: Áurea (2), Barão de Cotegipe(1), Erechim(3), Ipiranga do Sul)1) e Ponte Preta(1), ao lado das águas termais em Marcelino Ramos e em Três Arroios. Em gestação, há  outros.
     Lembremos de que os atrativos turísticos estão presentes a cada passo, desde que as pessoas  escolham o que apreciar, o que conhecer, o que praticar, o que e onde comer, onde rezar, se quiserem se aventurar por aí. E precisa-se de todos para: o bem receber, o bem acolher: como poder público, como iniciativa privada e como comunidade, indistintamente e de forma permanente. Este tripé tem que ser muito bom, continuamente!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
EM TEMPOS DE ERECHIM UM SÉCULO
Nossa sociedade tem pessoas fantásticas que, às vezes, temos a graça de estar com elas. E com elas aprender. Aliás, somos o que somos pelas pessoas com as quais aprendemos a vida todos os dias. Ou com a trajetória que ficou registrada nas famílias e nas organizações, ou em fotos, livros, documentos no Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font. Em certo momento percebemos que pessoas mais novas tinham gana de mudar tudo porque não serviam mais as pessoas e suas ações. Tentamos entender. Apagar até que é fácil, não é mesmo?
E André, na reunião do CMPC-Conselho Municipal de Políticas Culturais, na quarta-feira passada, nos ensinou: “Não interpretar a História a partir do contexto atual, mas nos transportarmos, quanto possível, para àquele tempo dos acontecimentos.” O imutável é o conjunto das pessoas e sua obra que nos antecederam, das tarefas mais simples – e duras como abrir a estrada a picareta daqui para Aratiba  e Itatiba do Sul, que tem pelo caminho Barra do Rio Azul, - às de salvar vidas. Os caminhos da Medicina praticada nos primórdios têm heroísmos desconhecidos.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
É VER PARA CRER!
     Sempre  ouviremos  muitas histórias e veremos iniciativas originadas em sonhos – solitários e coletivos – que constituem o todo de produtos turísticos. Produto turístico se define como bens físicos e serviços que fazem parte da experiência que vive um turista num determinado lugar que não o seu: lazer, cultura, negócios, eventos . Estes bens e serviços podem ser tangíveis –ruínas, natureza, museus, arquitetura, objetos, etc. -  e intangíveis – hospitalidade, qualidade de atendimento.
     Cristina Feijó –Coordenadora do Diplan/SETEL/POA,Vice-Prefeito de Itá, Prefeitos de Jacutinga, da Barra do Rio Azul, de Barão de Cotegipe e de Itatiba do  Sul, Vice-Prefeito da Barra, Secretários Municipais de Erechim do Desenvolvimento Econômico e de Obras com o Procurador do Município, Interlocutores Municipais junto ao Fórum de TurismoTermas e Lagos e demais convidados e amigos de Rogério Soliman foram recebidos por ele e sua assessoria para um agradável fim de tarde, vislumbrando o que lá, na Cantina Soliman,  acontecerá, gerando movimento no seu entorno, próximo e distante, tal qual uma pedra que se atira na água. Será mais um roteiro a oferecer ao visitante, diferente dos demais. Diversidade não falta por aqui.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS –
Como nos alimenta a alma e o espírito encontrar pessoas positivas e de semblante amistoso! Nas recentes atividades foi evidente esta percpção. Sintoma de maturidade e de viver intensamente, sobretudo de pagar passagem inteira, segundo Paulo Leminski: “Pra que cara feia?  Na vida, ninguém paga meia.”

LORD CURZON – SOBRE TURISMO
“O Turismo é uma Universidade em que o aluno nunca se gradua. É um templo onde o suplicante cultua mas nunca vislumbra a imagem de sua veneração. É uma viagem com destino  sempre à frente, mas jamais atingido. Haverá sempre discípulos, sempre contempladores, sempre errantes aventureiros.”        xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 12/04/2017 – finalizado 19h 17min – por MVKG – Erechim/RS



sábado, 8 de abril de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 08 e 09/abril/2017

Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
SE A VIDA É UMA FESTA,
SIGA ESTA DIREÇÃO!
VENHA VOCÊ TAMBÉM!
       Quando se realiza algum trabalho que tenha o título que tiver, é necessário lidar com algumas frentes: os que participam, os que não, e os que sempre têm uma desculpa. Mas sempre só importa quem veio. Há quem, não estando diretamente envolvido, tem curiosidade em conhecer os resultados pois não é antenado com a sua cidade e com a dinâmica dos vários segmentos da sociedade.
       No período da manhã de quarta-feira, a parte que exigirá sempre trabalho e sempre avançar na realização. Um dos pontos precisará muito da atenção de todos quando chegar a vez da Consulta Popular – ao final do primeiro semestre/2017. Para familiarizar mais: Como projetos dentro do PEDR – Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional: 1-Estruturação do Sistema de Governança e do APL do Turismo na Região; 2-Estruturação da Oferta Turística da Região; 3-Promoção do Turismo Regional: marketing e comercial.
       A Regionalização – isto é, os Municípios decidem se querem fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro e preenchem determinados requisitos. Agora é um período de oficinas nas Regiões Turísticas do Estado para as Administrações Municipais conhecerem o processo, decidirem sua adesão e apresentarem os documentos necessários. Parece complicado, mas não o é. A Técnica em Turismo,  Coordenadora do Diplan/SETEL, Cristina Beatriz Queirolo Feijó, sempre incansável em atender as demandas da Região Termas e Lagos, explicou o que foi e o que são as diretrizes e prazos a partir deste ano. A Vice-coordenadora da Região Turística Termas e Lagos, Michele Sansigolo dos Santos, é a interlocutora neste processo, pela sua competência e conhecimento, além da prática na etapa anterior. Esta fase é de decisão e de  preparação dos documentos. Os prazos abrirão em breve.
       Ao final do dia tratou-se dos Roteiros Turísticos, o que nos remete aos aspectos: o que se visita, por onde se vai, o que se faz,  quem guia ou conduz o passeio, como é o atendimento em todos os locais. A qualidade dos serviços e do que é oferecido deve ter permanente avaliação. O aspecto que nem sempre é considerado é a História, ainda mais no Centenário de Erechim, que é mãe de quase todos os trinta e dois Municípios da AMAU. Isto precisa ser considerado e estudado, pois a ocupação do território é a referência inicial da presença humana. Não viemos do espaço.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx  
PRECISA PRATICAR, POIS NÃO BASTA SABER!
       Duas pessoas vieram a Erechim, a trabalho por dois dias. Será que só pagaram o óbvio: hospedagem e refeições? Uma delas gastou em: guarda-chuva, aposta de jogo, chinelo, ração animal, jornal e doces: R$110,00, e outra precisou de farmácia e gastou R$92,00. O visitante sempre aumenta a circulação de moeda. Então...todos pela receptividade, pelo bem receber, praticando o que diz um autor: “Não basta atender. Tem que entender.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    JÁ FALAMOS EM CELEBRAR...
FALEMOS, HOJE, EM AGRADECER!
       Fazendo uma ponte muito grande com as palavras do Papa Francisco na edição do final de semana anterior: como algumas pessoas, que nos deixam, merecem gratidão de organizações e de pessoas! Suas vidas foram permanente semeadura, florescer, perfumar, brotar,  produzir mel e seguir como um curso de água límpida que desvia das pedras para saciar a vida de quem as cerca. Falamos de Luiz Salustiano Cichocki e do Padre Ivo Moehlecke. Suas obras falam por si.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS – NÓS TODOS...
Não estamos  - todos nós – aqui -  por acaso, mas para sermos a luz do mundo, dizem as Escrituras. Então agradecer é o primeiro ato ao acordar, em cada manhã. Quantos frutos vêm de pessoas, de organizações que fortalecem o TODO: Cotrel, Aurora, AD-AU, CREDENOR, AMAU, Associação Pró-Autista, Universidades,...
DOMENICO DE MASI
“Somente pessoas muito imaturas precisam de muito dinheiro para preencher  seu tempo de folga.”
       xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Redigido em 07/04/2017 – finalizado 11h 10min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 31 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 01 e 02/abril/2017


”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
QUANTAS COISAS A CELEBRAR!

       Não parece, mas temos muito a celebrar. Para tanto é preciso parar e pensar  de verdade, sem um olho no celular  e outro no trânsito, ou no aparelho de tevê, ou na pessoa a nosso lado. Quantas coisas positivas vimos  e vivemos no dia de hoje, desde que acordamos e dissemos: Obrigado,  Deus,  por mais este dia e por tudo que me espera. Sinaliza que sou capaz de.
       As ações que dizem respeito à Aurora Alimentos  e à Cotrel oportunizaram a muitas reflexões e não menores alívios. Pessoas anônimas certamente tiveram noites indormidas em busca da melhor solução. Pedindo licença a todos que trabalharam desde as primeiras trepidadas,  e ao todos que se pronunciaram de forma apropriada e grandiosa, personalizar em Paraboni Filho/Nelson Girelli e em Mário Lanznaster/Neivor Canton os  que fizeram acontecer o melhor para todos: cadeia produtiva/transformação/autoridades. Entre coisas imensuráveis: a doação das pessoas  pelas boas causas. Pessoas do bem.
O 98° aniversário da ACCIE é feito de todo um trabalho e dedicação, com bom tempo ou tempo ruim, no seu quase centenário, em todos os tempos e por inúmeras pessoas. Se usássemos ainda o Latim, diríamos: natalis. Feliz Aniversário!
Nas palavras do Papa Francisco, pronunciadas pelo Presidente da ACCIE, Claudionor José Mores na ocasião, para inspiração  em busca de mais esperança e felicidade no mundo. Esperança nos remete à utopia, que é o que faz o ser caminhar. Em entomologia: esperanças são insetos de cor verde.
"Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa".
Papa Francisco.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
QUANTAS COISAS AINDA POR FAZER!
       Em Turismo, nunca podemos parar, porque sempre se pode fazer mais, diferente, inusitado, surpreendente, como quisermos adjetivar. De 1997 para cá muito foi realizado e ainda tem muito mais a fazer. Porém, agora, a hora da verdade: as demandas  - deste estágio  - são outras . Oportunidade na próxima 4ª.feira, dia 05:
LOCAL:  URI – Campus Erechim – sala 3.16 ( sala da pós-graduação)
MANHÃ:  9h às 11h 30min – (sem intervalo)
>>PLANEJAMENTO DE DESENVOLVIMENTO – 03 projetos: *Estruturação do sistema de Governança e do APL do Turismo na Região Alto Uruguai
*Estruturação da Oferta Turística da Região Alto-Uruguai
*Promoção do Turismo Regional: marketing e comercial
Intervalo para almoço: das 11h 30min às 13h 30min
TARDE: 13h 30min – 16h – PRIMEIRA PARTE:
>>ORIENTAÇÃO PARA INCLUSÃO DOS MUNICÍPOS NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO  - 2017 – (Regionalização)
16h 15min – 17h 30min - SEGUNDA PARTE:
>>SISTEMATIZAÇÃO DOS ROTEIROS ( Muito útil p/ quem tem ou não tem Roteiros operando, e/ou estruturando)
Coordenação dos trabalhos: Cristina Queirolo Frijó – Técnica em Turismo – SETEL/RS
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PÉROLAS DO SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL – AD-AU – 28 e 29/04 - que  fazem  PENSAR  E AGIR:
>Seminário vem de SEMEAR.
>>Competitividade + confiança = REDE DE COOPERAÇÃO
>>>Colaborativamente: o melhor de cada um para o MELHOR COLETIVO.
>>>>”Dinheiro não dá em árvore.”
>>>>>MODELAGEM: aprender com a expertise dos outros.
>>>>>>”Quem acredita, faz acontecer.”
>>>>>>>Potencial regional – NOSSO -  a ser aproveitado.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS: MUDANÇA DE LINGUAGEM
            Bala era para chupar. Amigo era para se encontrar e conversar. Fogo era para aquecer e  cozinhar. Viagem era para viajar. Fazer festa era comemorar. Casar era para unir. Música e canto eram para ouvir com prazer. Tinta era para pintar. Caminhos eram para andar. Portas eram para abrir. Dinheiro era para pagar. A Cidade era de Deus. (MVKG / 2016)
EM TEMPO PASSADO - DITO POR UMA PESSOA AO GOVERNADOR:

“Sempre  em frente. Se não der, enfrente!”

sábado, 25 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 25 e 26/março/2017

COLUNA CULTURA E TURISMO
25 e 26/março/2017
Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
A REGIÃO TURÍSTICA TERMAS E LAGOS CONVIDA:
VAMOS TURISTAR ?
            O Fórum Regional de Turismo  Termas e Lagos, com satisfação e muita responsabilidade, comunica que, na data de 21/03, na SETEL/POA, - com a Técnica em Turismo Cristina Queirolo Feijó - ficou definido todo o trabalho a ser desenvolvido em 05 de abril, em Erechim, gestado desde 2016.
LOCAL:  URI – Campus Erechim – sala 3.16 ( sala da pós-graduação)
PROGRAMAÇÃO:
05 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA – T O D O   DIA
MANHÃ:  9h às 11h 30min – (sem intervalo)
>>PLANEJAMENTO  ESTRATÉGICO
Intervalo para almoço: das 11h 30min às 13h 30min
TARDE: 13h 30min – 16h – PRIMEIRA PARTE:
>>ORIENTAÇÃO PARA INCLUSÃO DOS MUNICÍPOS NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO  - 2017 – (Regionalização)
16h 15min – 17h 30min - SEGUNDA PARTE:
>>SISTEMATIZAÇÃO DOS ROTEIROS ( Muito útil p/ quem tem ou não tem Roteiros operando, e/ou estruturando)
            LEMBRANDO QUEM DEVE PARTICIPAR  PARA UM TRABALHO COLETIVO,  CONSISTENTE E AGREGADOR:
>REGIÃO: PREFEITOS / INTERLOCUTORES designados pelo Sr. Prefeito e as Secretarias afins com a atividade turística; CREDENOR / AMAU / AD-AU / ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS / CDLs / DAER / ...
>TODOS  os QUE FAZEM parte dos ROTEIROS / Guias e/ou Condutores /
>Universidades / Igrejas / Museus / Casas de Memória  /  ...
>Organizadores e Promotores de Eventos: Desportivos / Culturais / Religiosos /  Gastronômicos / Locais de Lazer / Balneários / Clubes
>EMATER / SESC / SENAI / SENAC / SESI / SEBRAE / SENAR
>Hotelaria / Restaurantes / Artesanato / Taxistas / Frentistas / Empresas de Turismo
>Imprensa: TV / Rádio  / Jornal / Revista /
            Em cada Município, fica a cargo dos  Interlocutores fazerem o convite  e insistirem.  Sabemos que é tarefa árdua, mas melhor não ficar devendo. Sempre importa quem veio.   
TURISMO - atividade econômica gerada e originada pela atividade receptiva (receber em sua região/cidade/local), cujo tripé: PÚBLICO / PRIVADO / COMUNIDADE  - deve falar a mesma linguagem para compartilhar e crescer. Fator de desenvolvimento se preencher determinados requisitos: atendimento, qualidade dos serviços e produtos, oferta diversificada e correspondente ao anunciado, saber surpreender ao usuário habitual, agilidade na solução de possíveis desencontros,
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 DIA MUNDIAL DA POESIA  - 21 de abril
NOS  AJUDE  A...
Espalhar sorrisos,
Espalhar  elogios,
Espalhar  abraços,
Espalhar  gentileza,
Espalhar  pingos de amor,
Espalhar  dedicação e carinho.
(Fonte: Café Caliente/POA)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXSALA DE LEITURA
PERCEBER O VALOR  HUMANO  DO CHIMARRÃO
            No lugar do celular, priorizar as pessoas, o grupo. O grande motivador é o chimarrão, pois ninguém nos pergunta: se queremos comprar um, mas se aceitamos estar na roda. Um amigo presenciou, em certo País sul-americano, um grupo de quinze pessoas e cada uma com seu chimarrão e sua térmica. Não tem o mesmo valor.
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
 “Quem chega na frente  bebe água limpa.” David Portes
”As lições já sabemos de cor. Só nos resta aprender.” - Milton Nascimento
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 23/03/2017 – finalizado 17h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sábado, 18 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO - 18 e 19/março/2017

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
REGIÃO TURÍSTICA TERMAS E LAGOS
PLANTAR! COLORIR CAMINHOS...

            Esta denominação - Termas e Lagos -  nasceu do amadurecimento de ideias nascidas entre os Interlocutores pelos Municípios nas reuniões de trabalho,  tanto aqui quanto em outras regiões do Estado, elegendo os ícones principais: águas termais e represadas. Foi um período da Regionalização do Rio Grande do Sul, em que muitas regiões definiram sua denominação. Mas foi de forma madura e   auxiliados por Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo e do Plano Nacional de Municipalização do Turismo.
            E o Projeto: Plantar! Colorir caminhos... também é o resultado do pensar e do analisar nossa região como um todo em sua paisagem, que os  indicativos já estavam aí. Era só vê-los,  de fato.  Erval  Grande – Capital Nacional das Azaleias e muitos Municípios já com muitos exemplares em sua paisagem. Ao lado disso, o Ipê em todo Alto Uruguai, espécie nativa a maior razão. No segundo semestre do ano passado, o Agrônomo  D’Agostini e nós percorremos alguns meios de comunicação para falar do projeto com o objetivo de coletivizar, a fim de que possamos, em alguns poucos anos, atrair o Turista também pela beleza natural em todo Alto Uruguai.
            Fazer um agrado, dar um presente para uma pessoa amiga são  gestos de bondade. Mas praticarmos ações que beneficiarão pessoas  que não conhecemos, ou não conheceremos, isto se chama GENEROSIDADE. Apelamos para a generosidade de todos:  há muitas sementes de ipês nascendo em meio às pedras das calçadas, ou nos terrenos, mudas que podem ser transplantados em sítios, lotes, jardins, canteiros, na beira dos caminhos com mata nativa.

SE A VIDA É UMA FESTA,
SIGA ESTA DIREÇÃO.
VENHA VOCÊ TAMBÉM!


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PATRONOS DAS CIDADES
As cidades têm, de um modo geral, um Santo eleito seu Patrono. De Erechim, São José.  Domingo, 19 de março, é dia de São José. É convidativo recolher-se uns momentos na Catedral São José, depois  apreciar o esgrafito a fresco, obra do Mestre Atystarch Kaszkurewicz com seus discípulos Harrysson De Carli Testa e Aloys Warken. A grandeza das pessoas está no repartir o que sabem para multiplicar. E a Arte tem a função de nos humanizar pela emoção.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
“SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARA.” (José Saramago)
COISAS INCRÍVEIS QUE SE PODE VER, PERCEBER...
>...a cidade quieta, parada, numa tarde de sábado de Carnaval, ou a cidade dormindo, domingo bem cedo. Deixar-se levar pela ausência de tudo e de todos.
>...aquele ipê amarelo que se esgueira entre as casas, só querendo viver e EMBELEZAR.
>...aquela trepadeira florescendo sinos cor-de-rosa em algumas cercas de ferro. Faz pensar!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Por que adultos dão tanto mau exemplo em coisas simples, corriqueiras como: no uso das palavras mágicas, no  “guardar” o lixo quando no carro ou caminhando em via pública para colocar no recipiente certo, na separação do lixo doméstico e industrial, no respeito aos professores,.... 

“SE VOCÊ  QUER MANTER LIMPA A SUA CIDADE, COMECE VARRENDO DIANTE DE SUA CASA.” (Provérbio Chinês)
            Indignação quando - pessoas que podam árvores, ou limpam suas propriedades e até suas casas, - usam a via coletiva para depositar seu lixo. Às vezes por muitos dias fica lá apodrecendo e sujando as adjacências... Há ruas e canteiros tão bem cuidados e floridos que encantam o passante, quando a via pública fica de fato para as pessoas usarem e apreciarem. Só uma evolução cultural poderá curar esta indiferença para com o melhor no proceder individual.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Redigido em 16/03/2017 – finalizado 18h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 3 de março de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO - 04 e 05/março/2017

COLUNA CULTURA E TURISMO
04 e 05/março/2017
Por MVKG
”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
QUE BOM QUE...
     ...vimos pessoas falando, sorrindo, cantando,  executando diversificados  e variados estilos musicais em diferentes cenas, ou seja, brincando  o CARNAVAL,  em ambientes abertos a grande maioria, sem a presença visual de um personagem que se impõe pela sua atualidade: tablet. Alegria espontânea, pois a tristeza significa magoado, aflito, sem alegria. Livres fantasias! A vida precisa de pausas.
QUE BOM QUE...
...os GRUPOS CULTURAIS de diferentes Manifestações Culturais  dos - e - nos Municípios também reiniciam suas atividades, além das abençoadas Escolas desde as Maternais às Universidades. Não podemos de todo “saquear” o futuro. Sempre buscar, sempre acreditar, sempre oportunizar às crianças e aos jovens, pois talento é o que não lhes falta.
QUE BOM QUE...
.... as ONGS não se quedaram ao que quer que fosse e estão  em plenas  e novas atividades porque, se há um lugar indispensável, onde as ações são  invisíveis para a maioria da população, é nas ONGS. AH! Se não fossem elas quantas pessoas sucumbiriam às provações “demais!” desta vida: meio ambiente / viciados / animais abandonados / famílias em risco / ....
QUE BOM QUE...
... há ARVORES FLORIDAS por toda cidade, e no Parque Municipal Longines Malinowski se sobressaem entre as copas. Para saber mais:  falar com Waldemar Kozak, que fotografou mês a mês as nossas maravilhas, e usar como decoração. Numa certa clínica, ao entrar, numa parede a rua Bento Gonçalves com seu túnel de pés de Liquidambar no outono. E é coisa nossa!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
            “FRATERNIDADE: biomas brasileiros e a defesa da vida”:  enfatizar a diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. Já lembramos que FRATER é irmão, o que nos remete aos  laços familiares que vivem em diferentes territórios, ou biomas. Tanto a Natureza quanto os laços familiares estão desalinhados. É um reflexo da Tecnologia que afastou os próximos pelo uso desmedido e indisciplinado. Há situações em que pessoas falam como se estivessem num tribunal, sem aquela cumplicidade perante determinado assunto ou conflito. A retórica toma conta dos silêncios necessários, das pausas insubstituíveis. Convém menos falar para sobrar mais tempo para: amar, ouvir, pensar, rever conceitos e certezas. Refazer caminhos, sobretudo.  Alerta Cortella: “Não nascemos prontos.”
            Ah, as certezas! A loucura do ter e do conquistar toma conta do mundo e sobra pouco para a pessoa ser pessoa. A vida pede para ser vivida em outro ritmo. Conseguiremos?! Fazer Turismo é uma experiência inédita para alguns... Às vezes é só escolher o que fazer no seu entorno, num final de semana, despidos de preconceitos e de grandiosidades. De bem consigo mesmo. Lembrar novamente  nunca será demais: “O pior cego é aquele que não quer ver!”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx     
O TURISTA RESPONSÁVEL É...
1 - Sensível às culturas locais.
2 – Consciente das questões de justiça social.
3 – Mais independente e consciente das suas decisões.
4 – Conhecedor das questões ambientais.
5 – Avaliador crítico dos produtos turísticos  que lhe são ofertados.
6 – Ávido por experiências desafiantes, autênticas e cheias de conteúdos.
7 – Motivado para a aprendizagem.
8 – Disposto a contribuir positivamente com a preservação do destino.
(Fonte: Passaporte do Turista Responsável /  SESC)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GUIAS DE TURISMO  / CONDUTOR LOCAL
            É decisiva a atuação deste personagem no desenvolvimento da atividade turística, conduzindo os grupos durante determinado passeio e/ou roteiro. Atributos: conhecimento dos produtos que compõem o Roteiro, fundamentos históricos do referido território, correção na linguagem, evitar cacoetes e gaguejos, todos os receptivos terem conhecimento da visita,  hora da chegada e tempo de permanência, compras, etc. Chegar de repente num ponto do Roteiro sem  o prévio agendamento é impensável e, muito mais, imperdoável.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
COMEÇO / MEIO  / FIM
Na verdade sempre caminhando porque o cenário das demandas e tendências é móvel. Olhar para o futuro e se antecipar. Eis o desafio para quem está e para quem quer  participar da cadeia produtiva do Turismo, como ator presente na Economia. Somos todos conscientes de que ainda falta um trabalho mais colaborativo por segmento turístico. O desafio é grande neste sentido.
FYODOR DOSTOYEVSKY  na obra: “O IDIOTA”:
“Não foi quando descobriu a América, mas quando estava prestes a descobrí-la, que Colombo se sentiu feliz.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 02/03/2017 – finalizado 22h 38min – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

COLUNA CULTURA E TURISMO 25 e 26/fev/2017

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
CULTURA E TURISMO /
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E SUAS MANIFESTAÇÕES
Se bem esquartejados estes dois termos – Cultura / Turismo -  teremos uma fusão do que acontece na prática. Cultura é a forma de pensar, ser e agir,  valores morais e éticos de determinado grupo populacional. Turismo é sair do seu habitat, do seu grupo  e inserir-se em outro contexto por escolha e/ou preferência, num determinado espaço de tempo.
Ao referirmo-nos às Manifestações Culturais já estamos falando em como, sob que formas, a pessoa expressa a Arte: Canto, Dança, Música, Teatro, Literatura, Escultura, Pintura, Desenho, Bordado, Fotografia, Colagem, Cinema, Gravura, e acrescento a Arquitetura e a Gastronomia. Arquitetura pela estética e paisagismo, e Gastronomia pela arte de “Cozinhar é transformar alimento em amor”. E quem faz Arte expressa seu coração, seu sentimento, sua percepção, sua abstração das realidades.
       Para fazer Teatro já tem tudo, disse um Educador brasileiro, que não lembro nome: o aluno e o espaço físico.  Pois Jerzy Grotowski (1933 / 1999), autor e ator polonês corrobora, pois “modificou a maneira de pensar a atuação cênica. Segundo ele, os figurinos, os cenários, a música, os efeitos de luz e até mesmo o texto dramático são acessórios dispensáveis, mas não o ator.”
       As Manifestações Culturais é que dão identidade aos territórios e são a alma dessa atividade que faz com as pessoas saiam de suas casas e vão em busca de outras convivências, outras gentes que também são gente em outros espaços físicos. Podem ser: eventos, esporte, descanso, águas, aventuras, religiosidade, história, beleza natural, nadismo e por aí afora. Então agora pense o que você, Caríssimo Leitor, vai escolher de nosso e fazer neste final de semana. Experimente o exercício de se ver fora do seu habitual. Desarme-se e viva, que é urgente!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CMPC – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS
            Quinta-feira passada houve a primeira reunião/2017 do CMPC, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Conselho vem do Latim: CONSILIUM-ii- opinião, plano, prudência; de CONSULTARE: perguntar, refletir, considerar maduramente, onde se delibera.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PRESERVAÇÃO  AMBIENTAL
            Garantir a preservação ambiental por meio Turismo é uma das premissas das Nações Unidas para o ano de 2017, declarado pela ONU como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
                      E agora, José? Difícil quando alguém defende aquilo que quer fazer e aquilo que é correto sob a ótica da sustentabilidade e da preservação ambientais. Quase com remorso deveríamos gastar a água  que, então, teríamos mais consciência, mais racionalidade  no consumo. E o lixo ORGÂNICO e RECICLÁVEL? Falta muito, mas muito mesmo...  para sair correto da sua origem e seguir assim até ser de fato reciclado. E o tempo passa e não perdoa. E as futuras gerações? Mesmo que haja planetas por aí!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PENSAMENTOS ÍNTIMOS
Não existe família perfeita. Mas se houver compreensão, perdão, generosidade é possível ainda o amor, a proximidade, o abraço profundo e insubstituível que tem o significado fraterno na sua essência: FRATER = IRMÃO. (mvkg)
“QUEM NÃO FALTE NUNCA A HARMONIA...
...e que todos possam estar em união, com pensamentos e ações positivas, equilibrando-se com os sentimentos do dia a dia.” (invólucro do pão/Paladar)
PENSAMENTO  DE RINALDO PEDRO
“No calor ou no frio,
Na montanha ou no vale,
No litoral ou no interior.

TURISMO é a MUDANÇA perfeita.”

Por MVKG