sexta-feira, 31 de maio de 2019

COLUNA CULTURA E TURISMO 01 e 02/junho/2019


MVKG

“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”

REUNIÃO DO FÓRUM REGIONAL DE TURISMO  TERMAS E LAGOS

Data: 06/junho – 5ª.feira
Horário: 13h 30min às 16h 30min
Local: sala 3.13 – prédio 3 / URI
Agenda:
1-REGIONALIZAÇÃO
2-CURSOS DE CAPACITAÇÃO
3-ÚLTIMAS AÇÕES
4-AÇÕES A  IMPLEMENTAR
5-COMUNICAÇÕES DOS MUNICÍPIOS
           
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

CAMINHAMOS PARA A EMANCIPAÇÃO TURÍSTICA REGIONAL
            Percebe-se como aumenta a procura pelos doze roteiros turísticos em operação, nesta região! Outros estão a caminho. São todos bem-vindos.  Já falamos e eu sei, mas repetindo: falar bem de nós, fazer o que falta onde estivermos e, seja qual for nossa profissão ou função no todo social, evoluir no acolher, no receber, vai consolidar esta parte da economia. Romper as amarras!  Se fosse fácil, já estaria feito!
            No I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai - alguns Municípios foram destaque pelo uso da tecnologia para o melhor viver do cidadão, o que tem reflexos positivos na atividade turística: Aratiba, Barão de Cotegipe, Charrua, Erechim, Estação, Gaurama, Jacutinga, Paulo Bento e Três Arroios. Este Fórum, proposto pela Secertaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Erechum, evidenciou a tecnologia como ferramenta transversal aos demais setores.
           
TODOS SOMOS INDISPENSÁVEIS!

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

RALLY POR TODA PARTE
            Vinte competidores estrangeiros, quarenta nacionais e todos com suas equipes, oitenta e cinco repórteres, Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil, - nós temos que saber o quê e como fazer a nossa parte. Inserir-se de vários modos, quer como hotel, como artesanato, como gastronomia, como expectador, como fornecedor, e toda cadeia direta e indireta como atores neste cenário, que iniciou há 22 anos, sempre com ética e com caráter. Esta é nossa missão como Povo Bota Amarela, que tem o privilégio de sediar evento homologado pela FIA, com observadores internacionais, e catalogado pela SEDETUR como Evento Oficial do Estado. Ao exército de voluntários, às ações educativas e de solidariedade abramos nossos corações para distribuir mais amor ainda.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

TURISTIFIQUE-SE...  

ALGUNS CANAIS DE INFORMAÇÕES
www.adaltouruguai.org.br – Turismo no Alto Uruguai (os Municípios informam à AD-AU)
No jornal ATMOSFERAONLINE – coluna semanal: CULTURA E TURISMO

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO
            Na sala Bota Amarela, no Polo de Cultura, ambientada para o 22º. Rally, na reunião do Conselho de Turismo, o Presidente do EAEC – Cláudio Pagliosa explanou todo o fazer e seus derivativos, a interface  com Escolas, com Mesa Brasil, com a preservação ambiental. Essa “loucura não tem cura”!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
.REFLEXÃO: EXISTÊNCIAS!
            ...“O sentimento de pertencimento deriva da identificação. Somos a soma de todos os lugares onde vivemos, assim como a soma de todas as pessoas com quem convivemos e que amamos na vida.” - Rosane Queiroz
            “Reconhecer os momentos de alegria no nosso cotidiano é um exercício diário  e que você pode começar agora.” -  Adriana Rossatti
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA:
.           Um cofee break e uma pessoa, do outro lado da mesa, sozinha, sem servir. Outra se aproxima e estabelece um diálogo, oferece um café, integrando-a ao todo. Ao sair, também agradece a quem  preparou toda mesa com esmero e cuidado.
“GENTILEZA É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA LEITURA –
Entendi:
Luxo é:  ter amor. 
Sucesso: é ter paz.
Aprendi:
Ostentar riqueza material é o jeito mais triste de tentar ser feliz.”

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 23/05/2019 – 23h 10min  – Erechim – por MVKG

sábado, 25 de maio de 2019

COLUNA CULTURA E TURISMO 25 e 26/maio/2019


MVKG

“PRETEOU O OLHO DA GATEADA

E... TEMOS DITO!
            Autores sem limite podem ser lidos sobre todo e qualquer assunto. Teorias existem sobre todas as coisas mais inusitadas. Mas nada se transforma em prática senão pela atitude das pessoas. Então nos remetemos às diferentes ações nos diferentes níveis de atuação em todo universos de uma cidade, de uma comunidade, do que também usufruem os visitantes, os turistas.
            Se insistimos,  é porque – mesmo que houve uma notória evolução – ainda falta um pouco sermos mais acolhedores, mais receptivos, mais amáveis   como um todo tecido social. No atendimento, - da simples agulha que não tem na loja, ao sapato mais aristocrático,  do quitute no balcão à escolha num cardápio,  – tudo conta. Desenvolver a amabilidade,  cada um, por iniciativa pessoal, de forma natural e espontânea. Também mudar alguns chavões como “posso ajudar”.  Igualmente dar retorno ao cliente quando ficou de fazê-lo, ou,  como gesto de gentileza. Não ingenuidade, mas maturidade.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

ALÔ! ALÔ! JÁ É HORA DE...
>TRABALHAR COM PESQUISA...  para saber: quem, /onde / de onde / por que aqui / como soube / o que gostaria de encontrar  na próxima vez / ... em todos os estabelecimentos, dados que orientarão o que cada um faz.

>>RECONHECER  QUE NOSSO PAPEL... no todo fazer em Turismo  é intransferível: onde estivermos, sendo quem e o que somos,  compondo, colando,  agregando,  tomando iniciativas no cenário econômico movimentado pela atividade turística para um crescimento coletivo e harmônico. Jogo jogado juntos!

>>>SOLDAR TUDO O QUE TODOS... fazem, sabem, dizem, escrevem,  informam, compartilham... que nossa teia turística passará a ser suporte suficiente e forte para o emancipar de 26ª. Região Turística  do Estado, A NOSSA, adotando em definitivo TERMAS E LAGOS, única e verdadeira.
                       
TODOS SOMOS INDISPENSÁVEIS!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

REGIONALIZAÇÃO / MINTUR, SEDETUR E TERMAS E LAGOS
            Continua o trabalho de orientação e de recebimento dos documentos aqui na Região, pela Técnica e Bacharel em Turismo Michele Sansigolo dos Santos, que coordena todo este processo desde o seu início. Fazemos um apelo para que todos os Municípios, que que optaram por se regionalizar, se agilizem. Ao se aproximar o final do prazo, o sistema sobrecarrega e pode não chegar a bom termo a inclusão, pois que é tudo via digital. Igualmente enfatizamos que sempre enviem todos os documentos juntos. Contato: 54-3522-3113 / 99972-5424 / michelesansigolo@gmail.com



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


SEDETUR –SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO 

TURISTIFIQUE-SE...  ATRAVÉS DE...

Áurea
 21ª . FESTA NACIONAL DE  CZARNINA – 1º./junho

Marcelino Ramos
30ª. JOANPEPA  - 1º./8/22/23/29-junho e 7/julho


Severiano  de Almeida
21º. FESTIVAL ITALIANO – 1º./junho
    

            Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
XVIII SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
XVII FÓRUM REGIONAL DO MEIO AMBIENTE
            Nos dias 4, 5 e 6/junho,  nos três turnos, na URI, pelo melhor do meio em que vivemos, diz respeito a nós todos. Uma interação com o Parque Municipal Longines Malinowski amplia cada vez a compreensão deste patrimônio natural.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CMPC – COLEGIADOS  SETORIAIS
                        As Setoriais - que compõem o CMPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais,  produziram as primeiras formulações a serem consideradas no Sistema Municipal de Cultura. As Manifestações Culturais são essência humana que compõe a Oferta Turística.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
COMDICAE – CONSELHO  MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ERECHIM
                        Gente valorosa -  que dá o melhor de si para um mundo melhor de crianças e de jovens mesmo que, às vezes, -  surpeendida por indiferenças e insensibilidades, segue cumprindo sua missão.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
REFLEXÃO EM TEMPOS TÃO CÉLERES...
O ABRAÇO É LAÇO DADO POR  POR  FORA
QUE DESATA NÓ POR DENTRO. “
>26/domingo/19h/ CC 25 de Julho: MULHERES NOTÁVEIS NOTA 10”
>>27/2ª.f./19h 30min – Salão de Atos/URI -  MULHERES:  DOCES FORTALEZAS – 9ª. edição, permanecendo  para visitação de 9h às 11h nos dias 28. 29 e 30 , na sala 3.15 – prédio 3.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA:
.           Buscando por um pente próprio para cabelos ondulados, uma proprietária de loja diz que vai procurar, porque não tem mais conseguido comprar este produto para colocá-lo à venda  na sua loja. Aí retira das suas coisas particulares, porque não o usa mesmo, e  dá à pessoa. Tão simples quanto gentil por sua escolha.
“GENTILEZA É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA LEITURA –
DIA NACIONAL DO CAFÉ- 24 de maio
“O moinho de café
Mói grãos e faz dele pó.
O pó que minha alma é
Moeu quem me deixa só.” (Fernando Pessoa)
NOSSA PAISAGEM
Vesti vermelho e laranja e... minha paisagem então mudou!
Extremosas e plátanos em toda  paisagem: urbana e rural.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

COLUNA CULTURA E TURISMO 18 e 19/maio/2019



MVKG

“PRETEOU O OLHO DA GATEADA

TODOS SOMOS INDISPENSÁVEIS

            Se reconhecemos a importância da atividade turística e a indispensável boa apresentação sob todos os ângulos e do todo, em todos os lugares, estamos conferindo qualidade aos serviços turísticos, sempre aliados ao atendimento com qualidade, o que marca pontos na imagem da Região Termas e Lagos. 
            Quando evoluímos como um todo, o que acontece?
1-Quem atende diretamente o turista evolui, seu nível de vida melhora, ao mesmo em tempo que terá maior prazer em trabalhar num ambiente amistoso.
2-As vendas aumentarão originando, muitas vezes, novos negócios, novos produtos.
            Quando alguém sai satisfeito com os serviços dos quais usufruiu, o retorno ao local é certo, mais cedo ou mais tarde, para repetir a experiência. Nós mesmos queremos voltar lá, onde fomos bem atendidos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
TURISTIFICANDO:  ATRAVÉS DE...ESPORTE E MÚSICA
E... TODOS TEMOS NOSSA CONTRIBUIÇÃO A DAR E...  SEM PARAR!
            Circuito Estadual de Judô, Arrancada, Rally, Copa Clanel de Tênis, Ciclistas e Caminhantes, Trilheiros, Futebol,.. para citar algumas, são modalidades esportivas que trazem e levam pessoas. Um exemplo é uma reserva de hotel em Bom Jesus, para novembro, por jipeiros de Erechim. E a “Arrancada para Carros”, no próximo domingo, aqui, da amanhã até a tarde,  na Av. Caldas Júnior, como referência: a chegada do público pelo CTG Sentinela da Querência/ACCIE, trazendo visitantes.
            Concertos Compartilhados que o Coral da Uri realiza no domingo, 16h 30min – no Seminário, recebendo  o Coral Ítalo-Brasileiro de Porto Alegre, e,  às 19h, no CC 25 de Julho, “CirculaRS Cartolas” concerto acompanhado de mostra fotográfica “Rock Gaúcho ao Vivo” de Anderson Magal Dorneles, enquanto Arnaldo Savegnago e Quinteto estão em Portugal levando o nome de Erechim.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
CONHECER PARA AMAR!
Haja hoje para tanto ontem
E amanhã para tanto hoje.” Paulo Leminski
            Em que endereço eletrônico o usuário pode encontrar informações – DO SEU MUNICÍPIO  - sobre: Eventos – Festas  -  Roteiros Turísticos – Locais para eventos / Parques Naturais  / Museus / Casas de Memória...
Informar  no endereço: vandagroch@gmail.com – até 20 de maio/2019.
            Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

CMPC – AINDA DOIS COLEGIADOS SETORIAIS
            Ainda por  realizarem seus encontros de estudo e elaboração de proposições, às 18h 30min, na sala de reuniões da S. M. de Cultura, Esporte e Turismo
21 - Etnias + Ciências Humanas
23 - Indústria + Comércio e Serviços
            Para conhecer  mais sobre Sistemas Estadual e  Municipal de Cultura: acessar: Sistema Nacional de Cultura / Ministério da Cidadania e se agregar a alguma Setorial para contribuir na construção do todo. É tempo de muito trabalho sério e honesto..
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
100 ATRATIVOS = SEM SEGREDOS – Polo de Cultura  - PAINÉIS (05 de 05)
            Restaurante Gaúcho: Com os elementos clássicos do Nativismo: cavalo, cavaleiro e sua indumentária, cachorro, laço, utilizando retalhos de aço inox, compõe a cena ímpar que lembra, permanentemente, o gaúcho integrado ao seu habitat.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
MULHERES:  DOCES FORTALEZAS – 9ª. edição
            Através do Museu de História e Antropologia, a Uri Erechim e  o  MuRAU oferecem esta exposição que já diz tudo pela sua denominação. De 28 a 30 de maio, das 09 às 11h, sala 3.13 – prédio 3.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA:
.           Ao final de um encontro de convivência, uma pessoa diz que vai tomar o ônibus  urbano para se deslocar até a rodoviária. Outra pessoa, que vai na mesma direção, oferece carona e a leva até o destino.
           
“GENTILEZA É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA LEITURA –
Se você tem um jardim e uma biblioteca, você tem tudo de que precisa.” Cícero
“Não nos amamos mais. Perdemos a libido coletiva.” Jean-Claude Juncker – Presidente da Comissão Europeia
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 17/05/2019 – 10h 40min  – Erechim – por MVKG

sexta-feira, 10 de maio de 2019

COLUNA CULTURA E TURISMO 11 e 12/maio/2019


MVKG

“PRETEOU O OLHO DA GATEADA

ASSEMBLEIA DO CREDENOR ACONTECIDA DIA 09

            Professor Paulo Sponchiado, Presidente, abriu com algumas ponderações: nossos talentos que se vão, como mantê-los; a busca por melhor qualidade de vida na região através do empreendedorismo visando mais negócios e empregos; os avanços em alguns aspectos, agradecendo o trabalho de todos. Professor Júlio Brancher, Secretário Executivo, apresentou Plano de Ações, do qual destacamos a implantação do Escritório Regional do Turismo e a formação de um Comitê de Implantação do Plano Estratégico Regional de Desenvolvimento.



PROGRAMA DE REGIONALIZACAO DO  TURISMO / MINTUR/SEDACTEL

- ATUALIZAÇÃO DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO – no final de abril/2019 foi enviada toda orientação pela Michele.  Prazo final de cadastramento via sistema: 14 de junho. Pode congestionar e sair do ar. ENTÃO... TEM QUE ENVIAR ANTES.

Responsável pelo processo:

Turismóloga:Michele Sansigolo dos Santos – 54-3522-3113/99972-5424

Vice-coordenadora Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos

Coordenadora do processo de Regionalização na Região Alto-Uruguai junto à Sedactel/Mintur, que orienta, assessora e recebe os documentos VIA DIFITAL.

Atuação: Secr. Mun. de Cultura, Esporte e Turismo - Erechim

Agradecemos a todos que já atualizaram a documentação e concluíram o Processo.  Alguns estão providenciando e/ou finalizando  o envio da documentação.

-ATENÇÃO: via e-mail para:  michelesansigolo@gmail.com



Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

GUIA DE TURISMO

            Pois está chegando o dia de tudo começar: 13/05/2019 para terminar em 25/05/2020: 13 meses de curso – 800 horas : Curso Técnico em Guia de Turismo / EAD. Temos insistido porque conhecemos  pessoas em outras regiões que, mesmo tendo outra profissão, outro emprego, são também Guias de Turismo - preparadas e competentes - que adaptam o seu fazer com o serviço de Guia.

Link para mais: www.ead.senac.br / fone:3522-2999

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

TURISTIFICANDO: CONHECER PARA AMAR!

            Mundialmente comemora-se o Dia Internacional do Turismo em 27 de setembro e, no Brasil, Dia do Turismo dia 08 de maio. A Internet é a plataforma preferida pelos viajantes na busca de destinos turísticos. Por esta razão o Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos solicita aos Municípios e seus Interlocutores:

Em que endereço eletrônico o usuário pode encontrar informações – DO SEU MUNICÍPIO  - sobre: Eventos – Festas  -  Roteiros Turísticos – Locais para eventos / Parques Naturais?

Informar  no endereço: vandagroch@gmail.com – até 20 de maio/2019.

            Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

CMPC – CONSELHO MUNICIAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

            O Conselho Municipal de Políticas Culturais realiza, no mês de maio, oficinas setoriais buscando a construção dos Colegiados Setoriais do Sistema Municipal de Cultura de Erechim. Às 18h 30min, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo já aconteceram: Audiovisual e Arte Digital + Música dia 07 e, dia 09: Artes Visuais e Artes + Artes Cênicas (Teatro e Dança).

Programadas:

14 - Cultura Popular e Identidade de Gênero

16 - Livro e Literatura + Tradição e Folclore

21 - Etnias + Ciências Humanas

23 - Indústria + Comércio e Serviços

            Para conhecer mais, acessar: Sistema Nacional de Cultura / Ministério da Cidadania / Secretaria Municipal de Cultura. Precisa estudar um pouco mais para conhecer e amar nossas Manifestações Culturais. É disso que se nutre o fazer cultural. Quem sempre fez a sua parte, que  seja forte e persistente e continue, sobretudo. A indiferença da população passará.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

100 ATRATIVOS = SEM SEGREDOS – Polo de Cultura  - PAINÉIS (04 de 05)

            Restaurante Polonês: Receber com pão e sal o visitante é costume milenar e já diz o ditado: “Visita em casa - Deus em casa.” A Águia coroada representa a Polônia, e o Semeador simboliza o Imigrante Polonês, criado por João Zaco Paraná. Harrysson usou a técnica do esgrafito afresco, herdada de Kaszkurewicz.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

GENTILEZA GERA GENTILEZA:

Chuva torrencial e uma pessoa se abrigando na aba de uma casa, no centro da cidade. O dono da casa vê, abre  a porta e chama para sentar. Quando cessou a chuva, continuou sua caminhada.

           

“GENTILEZA É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SALA LEITURA – para refletir e se sentir incluído e responsável:

“CULTURA significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e as aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.” (pesquisa/Google)

“CULTURA também é definida em  Ciências Sociais como o conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.” (pesquisa/Google

“A PAZ  é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.” Albert Einstein

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Redigido em 10/05/2019 – 11h 40min  – Erechim – por MVKG

quinta-feira, 18 de abril de 2019

COLUNA CULTURA E TURISMO 20 e 21/abril/2019


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”

“SÓ SE PRESERVA O QUE SE AMA
E SÓ SE AMA O QUE SE CONHECE.” Aloísio Magalhães

            Dia 16 passado, na Câmara de Vereadores, às 19h 30min,  aconteceu a Audiência Pública a convite da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo para discussão e recebimento de propostas para uso do Castelinho. Seu uso, finalidade e ação nos planos: museológico, cultural e sustentável.
            Quem já trabalhou naquele espaço tem um amor eterno, e uma temeridade maior ainda quanto à vida material e imaterial – dinâmicas - daquele e naquele espaço. É preciso cada um  de nós, desta Terra Bota Amarela, fazermos a nossa parte. Ora se conscientizando, ora participando, ora preservando, ora utilizando, ora visitando, continuamente, assim como a vida segue. Não há como terceirizar porque todos  temos alguma gratidão para com o Castelinho. Atender aos chamamentos que foram muitos e serão outros mais, porque a vida segue: a  nossa e a da História.
           
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
TURISTIZE-SE  COMO TERMAS E LAGOS... FILHOS DE ERECHIM
QUAL SERÁ A MAIOR QUALIDADE DE CADA FILHO? (1ª. parte)
ARATIBA  -
ÁUREA –
BARRA DO RIO AZUL -
BARÃO DE COTEGIPE –
BENJAMIM CONSTANT DO SUL -
CAMPINAS DO SUL –
CARLOS GOMES –
CENTENÁRIO –
CHARRUA -
CRUZALTENSE –
ENTRE RIOS DO SUL –
ERECHIM –
EREBANGO -
ERVAL GRANDE  -
ESTAÇÃO -
FAXINALZINHO –
FLORIANO PEIXOTO -
GAURAMA -
GETÚLIO VARGAS  -
IPIRANGA DO SUL –
ITATIBA DO SUL -
JACUTINGA –
MARCELINO RAMOS –
MARIANO MORO -
QUATRO IRMÃOS –
PAULO BENTO –
PONTE PRETA –
SÃO VALENTIM - 
SERTÃO -
SEVERIANO DE ALMEIDA –
TRÊS ARROIOS  -
VIADUTOS -
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PROGRAMA DE REGIONALIZACAO DO  TURISMO / MINTUR – em fase de conclusão em muitos Municípios/AMAU
            Os Municípios estão cumprindo a etapa de procedimentos e de  documentação neste período. Michele Sansigolo dos Santos, vice coordenadora da  Região Termas e Lagos, está dando todo assessoramento no desenrolar do processo. 
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PERGUNTAR NÃO OFENDE... corrigindo da coluna anterior:
>>>QUARESMEIRA – Por toda cidade florescendo  em tons de azul, rosa e lilás. O da rua Carlos Kehlers abusou do rosa!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
100 ATRATIVOS = SEM SEGREDOS – Polo de Cultura  - PAINÉIS (01 de 05)
            Restaurante Alemão: Dois capitéis em madeira, representando as duas Alemanhas, unidas pelo balcão com gerânios, ramos de parreiras e um relógio  simbolizam a Floresta Negra, origem dos imigrantes aqui chegados. Plantaram, aqui, mudas de parreiras vindas na sua bagagem.                     
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ENCONTROS MARCADOS PARA MAIS CONVIVIALIDADE:
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DIA DO DIREITO DO AUTOR – Dia 23 de abril  traz à tona que o livro sempre existirá, e o leitor e ele serão o farol eterno das letras e das luzes da sabedoria.
BÊNÇÃO DE ALIMENTOS  - SÁBADO / 10h – IGREJA SÃO PEDRO – Uma autêntica tradição polonesa: Bênção dos Alimentos – Swieconka. Todos são convidados para se integrar e conhecer este momento de profunda  reflexão e espiritualidade. Cultura não fronteiras disse Padre Walenty. Venha você também!
PRAÇA JAYME LAGO  - sábado e domingo – para todas as idades: PÁSCOA!
MOVIMENTO INTERAC – Jovens Rotarianos de muitas cidades, de quinta-feira a domingo em nossa cidade, fazendo a sua parte por um mundo melhor. Força e fé!
FESTIVAIS  - Buscar detalhes para inscrição na S.M. de Cultura, Esporte e Turismo.
JANTAR COMEMORATIVO  CENTENÁRIO DA ACCIE – 26/04 – às 19h 30min – Polo de Cultura – para reservas: 3522-1097
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
30/04 – ENCONTRO  CULTURAL DAS NACOES
            Na segunda-feira, às 17h 30min – encontro na Praça da Bandeira para ultimar preparativos com os diferentes Grupos Culturais envolvidos. Importa que o erechinense venha conviver e se aproximar do que somos e temos. É fazer de conta que não é daqui para ver tudo com novos olhos. Levar crianças para uma viagem para dentro de si mesmo.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA LEITURA – Colhidos por aí! PARA REFLETIR:
“Leitura provoca o cérebro.”
“Estamos imersos na realidade virtual.  É preciso ensinar as crianças a sentir a brisa, a subir em árvores e a nadar na praia.”
“Não desperdiçar o que aprendemos. Jogamos fora tudo: a banheira e a criança.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 18/04/2019 – 15h 58min – Erechim – por MVKG

quarta-feira, 10 de abril de 2019

ETNIA POLONESA EM ERECHIM - COSTUMES PASCAIS POLONESES


ETNIA POLONESA EM ERECHIM/2019
COSTUMES PASCAIS POLONESES

RESUMO PARA MELHOR ENTENDIMENTO dos ELEMENTOS
que fazem parte deste tempo

WESOLYCH SWIAT WIELKANOCNYCH!
Tradução literal: Alegres Festas da Grande Noite!
Equivale à: FELIZ PÁSCOA !

PANORÂMICA EM TEMPOS PASCAIS

CULTURA:
“Postura, comportamento, forma de pensar e agir que revela valores, crenças, tradições, sentimentos, revelando como as pessoas interagem e reagem frente aos fatos visíveis e invisíveis.” ( não sei o autor)

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
São as diversas formas que assume a expressão cultural de cada povo, região, país: canto, dança. música, artesanato, escultura, pintura, arquitetura/organização da casa, usos e costumes, rituais, festas, comemorações, fé, gastronomia, uso de chás... etc. etc.etc

CULTURA  POLONESA

INFORMAÇÕES RELATIVAS À PÁSCOA
            Na Cultura Polonesa a Páscoa é mais festejada do que o Natal, porque Cristo ressuscita. Inicia pela: Palmowa Niedziela, passa pela Swieconka,  no sábado, para se concluir no café da manhã do Domingo de Páscoa, quando são consumidos os alimentos bentos. Mas tudo inicia com o Domingo de Ramos – Palmowa Niedziela.


01-   PALMOWA NIEDZIELA  -  DOMINGO DE RAMOS.
Para recordar a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, o simbolismo que casa o costume pagão com o cristão. Com flores secas ou de papel e fitas coloridas confeccionam-se ramos de vime de vários tamanhos, para levar em procissão. Depois de bentos, os ramos eram colocados nas casas, nos currais, nos cantos das  roças para proteger dos maus espíritos. Hoje, deixa-se dentro de casa. Com as palmas roça-se nas pessoas, dizendo:
“Palma bije, nie ja bije. – A palma bate, não bato eu.
 Za tydzien - wielki dzien, -  Daqui uma semana, grande dia,
Za szesc noc - wielka noc “. - Daqui seis dias, Grande Noite.
Acreditava-se que,  na 6ª.f. Santa, enquanto Jesus estava morto, os maus espíritos agiam e, por isso, era necessário colocar partes de ramos bentos em vários lugares da propriedade.

PALMA
            Para o DOMINGO DE RAMOS – PALMOWA NIEDZIELA confecciona-se a PALMA que, depois da procissão e da bênção, passa a ter um lugar especial na residência, invocando a proteção divina. Como no Hemisfério Norte apenas está iniciando a primavera, usam-se flores e fitas de papel crepom para enfeitar ramos verdes ou varas muito compridas.






BIBULY – FLORES DE PAPEL CREPOM
 A Europa conheceu  o papel no século XII. Era uma substância feita de trapos ou fibras reduzidas à massa e postos em folhas para  escrever, desenhar, forrar, embrulhar, etc. As fibras mais comuns usadas são as que se obtém da madeira. Empregam-se também quantidades menores de algodão, (trapos, palha, linho,) e outras fibras vegetais,  tanto quanto certas fibras minerais (amianto e asbesto). Atualmente já é encontrado papel de fibras vítreas e sintéticas.
            CREPOM é um papel com textura encrespada ou franzida, usada na confecção de flores e em  outros trabalhos de ornamentação. Para algumas flores é melhor utilizar o crepom mais encorpado.

UTILIDADE: As flores são muito usadas em:
Ø      decoração de festas de aniversário;
Ø      salões de festas, altares, quadros, painéis;
Ø      bailes e casamentos;
Ø      enfeites de caixas de presentes;
Ø      vitrines;
Ø      datas comemorativas – Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Escola, Pátria;
Ø      coroas para cemitérios – caindo em desuso. Eram confeccionadas e depois passadas em parafina quente, dando um efeito extraordinário e muito durável.
Ø      Domingo de Ramos – Palmowa Niedziela – palmas;
Ø      e segundo a criatividade de cada um.

TIPOS DE FLORES:
Ø      cravos – rosas – palmas – camélias – orquídeas – miniaturas diversas
Ø      >pode-se usar:  botões para fazer o miolo ou pistilos de pérolas, coloridos, etc.

TIPOS DE ARRANJOS:
Ø      palmas – lírio de São José – ramos com rosas e camélias – cfe. Helena Pivoras deixou vários modelos.

02-OS OVOS DE PÁSCOA - PISANKI
            Os primeiros registros desta arte de que se tem notícia datam da morte de Cristo. Conta-nos uma lenda que Maria foi visitar o túmulo de Jesus e o encontrou vazio. Um anjo lhe apareceu e muito alegre lhe falou que Jesus havia ressuscitado.
            Ao chegar em casa, Maria pintou de vermelho todos os ovos que tinha em casa, e repartiu-os entre os Apóstolos. Quando cada Apóstolo recebia o seu ovo, transformava-se numa ave e saía voando para anunciar ao mundo a Ressurreição de Cristo.
            Este é o significado do ovo de Páscoa para os poloneses.
            O ovo, aparentemente, é algo morto, mas encerra dentro de si uma vida latente. O “Cerne da Vida, que se esconde, aos poucos vai se desenvolvendo, sob o calor das penas da ”mãe galinha”, ou sob a ação acalentadora da chocadeira. Chegando o momento em que este germe atinge proporções que a casca do ovo não pode mais conter, ele se rompe e o pintinho, o animalzinho frágil, com sua “força” consegue vir à luz, dando início a uma nova vida.
            Assim Jesus, colocado no sepulcro, sai dele glorioso por seu próprio poder. O sepulcro de Jesus, aparentemente sem vida, sem esperanças, encerra Aquele que venceu a morte, encerra Aquele que ressuscitou para nos garantir que a vida continua além da morte.
            Conforme a mensagem que se quer transmitir a quem receberá o ovo, usam-se diferentes desenhos, simbolizando: longa vida, saúde, paz, felicidade, alegria, fertilidade, prosperidade, amizade, paz, perdão, etc.
            Populariza-se, cada vez ,mais, o termo PISANKI para designar os ovos decorados, segundo a tradição e a simbologia polonesas. Pisanki deriva do verbo pisac – escrever. Mas, quanto à técnica para decorar, denominam-se:




       KRASZANKI / MALOWANKI – coloridos com pinturas naturais;
SKRABANKI / RYSOWANKI– usa-se a cera para desenhos e cores;
PISANKI – desenhos e pinturas com tinta colorida e verniz.
Usa-se também WYCINANKI (recorte e colagem) para decorar  ovos, arte que se populariza cada vez mais.

03-BARANEK –  ABNUS DEI – CORDEIRO DE DEUS
Ele é o símbolo de Jesus, o Cordeiro de Deus, anunciado por João Batista, que foi imolado
para o perdão dos nossos pecados.
          Assim como os Hebreus, que a cada ano celebravam a Festa da Páscoa – Festa da Libertação da Escravidão do Egito, matando um cordeiro para ser assado e comido com pão ázimo, assim nós, cristãos, a cada ano celebramos a Ressurreição de Jesus, que nos libertou da escravidão do pecado e da morte.
          O Cordeiro Imolado é agora o próprio Jesus, Filho de Deus, que na cruz derramou todo seu sangue para nos conduzir à verdadeira vida de Filhos de Deus. Em cada Missa Ele se oferece ao Pai, renovando o mistério da Morte e da Ressurreição, para a salvação da Humanidade.
            . Na Polônia, o Baranek é feito de manteiga, que vai sendo consumido pela família, como se fosse sendo repartida. No Brasil é preparada de massa de bolo, dado o calor e não se consumir tanta manteiga. Cada Baranek pode ser  coberto com glacê e salpicado de coco, se quiser. Deve ser repartido em fatias e consumido pela família no café da manhã do Dia de Páscoa. Também se faz entre amigos em algum momento de encontro.
            O ritual de partição é comum na tradição polonesa: na Noite de Natal é a partição da partícula – OPLATEK; na Páscoa, o  Cordeiro Pascal. Os costumes e tradições pascais são mais vivenciadas  do que o Natal, porque Cristo ressuscita.


04 - SWIECONKA – BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS
            No sábado de Páscoa – WIELKA SOBOTA - as famílias levam uma cesta de alimentos específicos para serem bentos pelo Padre, em cerimônia especial. A cesta é forrada com pano branco e coberta tb. com guardanapo branco. Estes alimentos serão consumidos no café da manhã do Domingo de Páscoa. Coloca-se na cesta: BARANEK – Agnus Dei/Ovelhinha, representa o Cristo ressuscitado; PISANKI – os ovos simbolizam a vida nova e são decorados com vários símbolos conforme o que desejamos uns aos outros; BABKA – bolo com frutas; KIELBASA – salame; CHLEB -    pão; CIASTKI – bolachas, KRZAN – cren,  e o BARWINEK – ramo verde, pois tudo renasce. No hemisfério Norte inicia  a primavera, enquanto aqui estamos iniciando o outono.

Texto de Maria Vanda Krepinski Groch (54-3321-1074 / 99682-2044)
 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Textos ampliados e adaptados: por Maria Vanda Krepinski Groch a partir de várias fontes escritas, de várias pessoas e da vivência,  tanto  em  comunidades como familiar. DZIEKUJE BARDZO – MUITO OBRIGADO a todos, indistintamente, pela  contribuição para com a autenticidade dos Costumes Pascais Poloneses. Agradecemos a quem nos corrigir ou esclarecer, buscando sempre a autenticidade, a fidelidade com a História dos Imigrantes Poloneses.

SE VOCÊ ESTIVER EM ERECHIM: (no sábado de Páscoa)
Na Paróquia São Pedro, às 10h, todos podem comparecer, quer levando sua Swieconka, ou apenas para conhecer esta tradição, rezar e cantar. Todos são sempre bem-vindos! Somar espiritualidade é o objetivo maior.
  

BARANEK  – CORDEIRO PASCAL (ovelhinha)

RECEITA E COMO PROCEDER

Pão de Ló d’água – p/ fazer  Baranek
4 ovos
2 x. de açúcar /
2.1/2 x de farinha de trigo
½ x de maisena
Baunilha a gosto.
1 colher de sopa de Royal
1 x água quente (bem quente)

MF – Bater  as gemas c/ 1 x de açúcar; as claras com a outra; colocar uma pitada de sal.
Acrescentar a xícara  de água fervendo nas gemas, devagar, sempre batendo, que fique uma mistura de cor clara e aumentada em quantidade. Fofa. Acrescentar a farinha de trigo peneirada com a maisena, deixando a massa bem uniforme. Por último colocar o fermento e as claras em neve, somente misturando bem, e não bater, que o bolo já está crescendo. Delicadeza. Se precisa assar uma a uma, deixar a massa pronta na geladeira.

VARIAÇÃO: Para fazer bolo: no lugar da água – usar leite e colocar 7 colheres de sopa de Nescau. Sugestão: Para cobrir e/ou rechear: mistura de LC e Nescau. Vai de criatividade de cada um.

>COMO SE PROCEDE PARA ASSAR O BARANEK:
# Abrir a forma em duas partes..
#Untar MUITO BEM  com margarina com um pincel. (A margarina não pode ter muita água.)
#Fechar e colocar farinha de rosca, fazendo como com a cuia de chimarrão. Tirar o excesso..
#Despejar a massa não colocando até em cima (faltando 2 dedos), pois cresce muito,
#Antes de retirar da forma, cortar a parte que possa ter subido muito além da forma. Ter habilidade e calma para retirar da forma, pois a massa é muito fofa e delicada.
#Se quiser: passar o glacê branco e salpicar coco. Cravinho para os olhos (sem o centro).
#Fazer o estandarte de Cristo ressuscitado, Colocar num pauzinho  e cravar no Baranek.   

 OBS.-  A forma original veio da Polônia pelas mãos de Antônio Carlos Górski (1984).

LEMBRETE
Primeiro preparar as formas. Esta receita dá para 5 a 6 unidades.
Então, pedir emprestadas outras formas, ou fazer um bolo com o restante da massa.
Fica ótimo cobrir com chocolate ou uma calda com coco ou suco de laranja, furando antes alguns pontos com garfo.

Agradecemos a atenção e o interesse! Assim:  Ontem é hoje = Hoje é amanhã.

Smacznego! Bom apetite! Com carinho –

Maria Vanda Krepinski Groch – vandagroch@gmail.com / 54-99682-2044/3321-1074
Blog: Gente com Asas