quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo 29/02 e 01/03/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”
>LIÇÕES DA PAISAGEM
>>PAZ
>>JACUTINGA 6/7/8 DE MARÇO
>>>>HUMANISMO ESPIRITUAL
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
QUAL  A LIÇÃO DA PAISAGEM?
             Sempre pronta, disponível, com todos os elementos que a compõem. Despertam-nos sentimentos, inspiram, presenteiam permanentemente a quem se detém para – de fato – vê-la na sua totalidade e na sua profundidade. Não se cansa, não se esconde, não finge, não foge, não se omite e, também não  faz cara feia.
            Natureza faz isso. O Humano precisa aprender muito ainda por sua individual e pessoal iniciativa, iniciando por reconhecer que ela não é a lixeira do mundo, do palito de dente aos rejeitos de toda espécie. Ela é da paz e do bem. Transmite boas energias, como diz Olivia de nove anos.
            Então TERMAS  E LAGOS  mais ainda precisa  ter esta consciência e prática diária. Nossas paisagens nos 32 Municípios da Amau têm de tudo para todos os gostos, mais os locais preparados para receber as pessoas. O locais de  peregrinação -  somados aos caminhantes  e aos ciclistas - são fantásticos indutores do amor praticado também em relação ao meio-ambiente.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SEMANA DA PAZ   23/02 A 01/03
            Esta semana alusiva ao Tratado entre Imperialistas e Farroupilhas, de 1845, criada em 06 de janeiro de 1988, tem seu momento profundo e cultural com:
PALESTRA: 28/02 – 20h / CTG GALPÃO CAMPEIRO
TEMA: “A juventude em defesa da paz: o verdadeiro sentido e o valor de Tradicionalismo Gaúcho.”
PALESTRANTE:  MARCO AURÉLIO PEDOT
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
BRAÇOS PARA ABRAÇAR!
 MÃOS PARA APLAUDIR!
            O  Carnaval tem muito conteúdo se vamos às suas primeiras inspirações, suas marchinhas, sua ascensão ao prestígio de hoje.  O deste ano trouxe algumas reflexões  para quem se deteve em aprofundar esta Festa Nacional.  Enquanto isso   gente preparando feiras por aqui perto, como a de Jacutinga -  dias 6/7/8. Quem lá estiver, visite o que a Região Termas e Lagos  construiu e oferece. Mas sem pressa, para uma visão real do Turismo  -  e com muita competência – pela nossa gente para nossa gente e para os visitantes. Quem sempre trabalhou pela causa sabe que o que diz Domênico De Masi é verdade: o futuro chegou!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx SALA DE LEITURA:  -  Primeiro de quinze  capítulos –
O FUTURO CHEGOU / DOMÊNICO DE MASI/2014
                    Nesta  obra Domênico De Mais distribui sua abordagem de “O futuro chegou” em quinze capítulos, e cada um tem um modelo. Inicia pelo indiano. HUMANISMO ESPIRITUAL:
“A nuvem bebe água salgada e chove água doce.” (Provérbio indiano)
“A verdade é minha mãe;
o saber, meu pai;
o direito, meu irmão;
a piedade, minha irmã;
a abnegação, minha mulher;
o perdão, meu filho:
estes são os meus parentes.” (Provérbio  Indiano)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido  em 27/02/2020 – 17h 33 / por MVKG – em Araranguá/SC

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo - 22 e 23/ fevereiro/2020



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
POR QUE PRESERVAR O QUE DOCUMENTA A VIDA?
            Justamente para comprovar a História dos fatos e atos humanos, desde sua habitação, alimentação, vida em família e na sociedade, e a evolução  que acompanhou o constante ocupar deste planeta terra e... nele viver e sobreviver. As pirâmides, as tumbas, as aldeias muradas, os pergaminhos, os átrios das Igrejas, as embarcações de madeira, as montarias compõem um mundo material que só tem significado e simbolismo se pensado e sentido a partir das vidas que criaram e construíram este patrimônio.
            E a atividade turística – responsável e consistente – contribui para a preservação, promovendo a consciência do bem material como testemunho do labor humano. A Natureza fez a sua parte. Façamos, também, a nossa com ela e por ela, por nós mesmos, no nosso tempo como atores no palco, neste momento.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TÃO NOSSOS - NOVOS/VELHOS -  LUGARES
            O que é novo atrai sempre, conforme sua natureza. Num Arquivo Histórico ou em Casa de Memória há um ritual sagrado e silencioso, porque o que fala mesmo pode ser: jornal, carta, fotografia, documento, diário, livro, peças, ... Quando vamos ao nosso Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font encontramos pessoas que nos encantam e inspiram pelo respeito e serenidade com que manuseiam o acervo tão grande e bem cuidado. Foram pessoas generosas que dividiram suas vidas com as nossas vidas.
            Nestes dias esteve pesquisando o Professor Witold Rewera, da Universidade Maria Curie-Sklodowska, de Lublin. Encontra-se no Brasil em decorrência   de um convênio entre a UPF e aquela Universidade. Também pertence à Universidade de Turin, Itália. Alguma coisa já referida na coluna anterior.
            Neste ritual de pesquisa há uma simbiose entre o que se manuseia e o conteúdo representado pelo que temos em mãos. Exercício para poucos e frutos para muitos.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ENCONTROS FELIZES QUE TE ESPERAM:
JACUTINGA – EXPOJACUTINGA – 6/7/8/março

BARRA DO RIO AZUL – EXPO BARRA – 20/21/22/março
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA  - Epicuro
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 20/02/2020 –22h 30 min  – por MVKG – Erechim

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo 08 e 09 / fevereiro/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
>QUEREMOS VER?
>>PROTAGONISMO – BUSCAR CONHECIMENTO
>>>ENCONTROS FELIZES
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
>QUEREMOS VER?  OU NÃO QUEREMOS?
              Como  fica difícil compreender quando alguém não consegue ser perceptivo! Quando espera que lhe tragam tudo de “mão beijada”” Sabemos todos que o pior cego é aquele que não quer ver. Somos 32 Municípios na AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), os mesmos no Credenor (Corede do Norte – Conselho de Desenvolvimento do Norte). Pela  Lei 10.283 de 17/10/1994, no Rio Grande do Sul foram criados os Conselhos abrangendo determinadas porções geográficas do Estado,  que hoje somam 28 Coredes. A partir de Lei 11.179 de 1998 iniciou-se um processo chamado Consulta Popular, em que os Coredes se organizam, realizam assembleias com  os Prefeitos Municipais para decidir quais serão as demandas que mais correspondam às necessidades a serem  satisfeitas pelo financiamento público estadual. Diante de um calendário anual estabelecido, os eleitores votam nas demandas, porém na sua zona eleitoral. Bom, isto todos sabem.
            Então foi nos anos de 2016, 2017 e 2018 o Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos sensibilizou a assembleia e conseguiu adesão regional, conquistando recursos para desenvolver projetos que beneficiam toda Região. Após esta etapa, seguiu-se a elaboração dos Projetos- pelo Credenor – Secretário Executivo Professor Júlio Brancher -  mediante exigentes Diretrizes que regem todo processo, bastante complexo e moroso. Mas tem sempre os fazedores que acreditam e lutam pelas causas, com responsabilidade e  persistência.
            Isto posto, são duas dezenas de projetos  contemplando: equipamentos, cadastros, cursos de qualificação para gestores e empreendedores, 21 seminários nos Municípios, material impresso, sinalização, mais a instalação do Escritório Regional de Turismo, essencialmente digital para levar Termas e Lagos o mais longe possível. Como diz a OMT: 83% dos turistas adquirem suas escolhas de forma impessoal. Mas, o que é para ontem ainda: todos sermos acolhedores, atender bem e querer ver o que temos e vendemos. Por favor chega de ouvir: mas o que tem? “Se podes olhar, vê. Se pode ver, repara.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PROTAGONISMO – BUSCAR CONHECIMENTO     

CURSOS  em 2020:
FORMA PARA INSCREVER-SE NOS CURSOS: 1º. Semestre:

Os indicados pelos municípios devem entregar as Fichas de Matrículas devidamente preenchidas na recepção do Senac Erechim (Praça da Bandeira, 26). Tais fichas devem ser retiradas com os Interlocutores dos Municípios, que compõem o Fórum  Regional de Turismo Termas e Lagos. O prazo para inscrições até:  26/02/2020, para o 1º. semestre:

 1º. Sem /  pelo SENAC:
>Agentes do Turismo Regional – 50 VAGAS (2ª.f.)
02/03/2020 - 08  às 12h / 13h às 17h – 96 horas

>>Empreendedores do Turismo Regional – 30 VAGAS (3ª.f.)
03/03/2020 - 08 às 12h / 13h às 17h – 96 hoas

CURSOS - pelo SENAC – 2º. semestre
>Agentes Públicos, Entidades da Sociedade Civil e Comunidade de interesse do Turismo  Regional – 50 vagas
>>Empreendedores e Sociedade Civil de interesse do Turismo – 30 vagas

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ENCONTROS FELIZES QUE TE ESPERAM:
CINE DEBATE
Retorna 11/02 – das 19 às 22h / Local: Sindilojas – rua Nelson Ehlers, 148 – sala 6 – Erechim - Investimento: R$5,00. Coordena: Dra. Maria Emília Bottini.
PASSEIOS /  FESTA DI BACCO
DE 3ª.F. à 6ª.F  / 18h - com saída às 18h – na SMCET – Secretaria de Cultura, Esporte Turismo – Av. Pedro Pinto de Souza, no. 100.INSCRIÇÕES com antecedência: (54)  3520 7044 - das 7h 30min às 13h 30min 
FESTAS
ERECHIM- Festa di Bacco – Sem. N.S. de Fátima / 9 e 16/02 – das 14h às 19h.
VIADUTOS - --  XXVI  FESTA NACIONAL DO BOI RECHEADO – em 08/02.

JACUTINGA – EXPOJACUTINGA – 6/7/8/março

BARRA DO RIO AZUL – EXPO BARRA – 20/21/22/março
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA –
Para bem atender e bem entender:  estar bem intrapessoal e interpessoal.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 07/01/2020 –10h 31 min  – por MVKG – Erechim

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo 01 e 02 / fevereiro/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!
ECO PARQUE DA USINA – JACUTINGA/RS
Emanuela Lodea nos brinda com um breve histórico sobre o Parque da Usina e seu significado atual: “Este local foi o escolhido devido à necessidade da região:  a instalação de uma usina de geração de energia para empresas, indústrias e residências. Então,  em 1954,  instalou-se a mesma nessas dependências, gerando aqui energia para os municípios de Campinas do Sul e Jacutinga. Sendo desativada 10 anos depois, por um infortúnio.
Em 1986, o município de Jacutinga desapropriou esta área, tornando o Parque um lugar ímpar, com inúmeras belezas naturais, espaço para camping, mesas, churrasqueiras, destinado a toda população para momentos de lazer e entretenimento, principalmente no período do verão.
E em 1993, através de uma lei municipal, foi dada a denominação de ERNESTO MENIN ao Parque Municipal. Em 2002 foi batizado como “Parque Municipal Ernesto Vitório Menin” com a finalidade de resguardar a natureza, conciliando a proteção da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos educacionais, recreativos, de lazer e turismo. Também, com fins econômicos, técnicos ou sociais, inclusive reservando áreas ainda não florestadas e destinadas a atingir aquele fim.
Infelizmente por um período de 5 anos o parque permaneceu fechado e abandonado. Por isso, é com imensa satisfação que hoje podemos comemorar a reabertura do Parque, com um novo nome “Eco Parque da Usina”, que é um sonho de toda a comunidade, pois, faz parte da História deste Município. Com inúmeras belezas, lugar de paz e de descanso para quem aprecia a natureza.
Com a reabertura do Parque, o Turismo será mais ativo e presente, atraindo mais investimentos públicos e privados, gerando emprego e renda, e proporcionando um crescimento econômico a este Município.”
Aos concessionários José Soccol e Marcos Gilberto Loss o aplauso do Fórum Regional de Turismo pela visão de futuro e pela soma de opções na oferta ao visitante em nossa Termas e Lagos. Feliz de quem vê,  de quem faz acontecer como este povo de Jacutinga: público e privado irmanados pela causa. Cresceremos todos!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ENCONTROS  DE FAMÍLIA e... EVENTOS LOCAIS

         Pois o I ENCONTRO DA FAMÍLIA NEROTKA, sábado passado,  no salão paroquial da Igreja N. S. da Salete,  que reuniu mais de 250 pessoas: de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do nosso Estado tem a ver com FESTA DI BACCO. Antes de iniciarem retorno, no domingo à tarde, ouve quem passasse lá no Seminário para comprar provisões para a viagem e, ainda, apreciar  Manifestações Culturais. E assim acontece sempre, não importando por que razão as pessoas chegam em determinados  locais. Importa aproximar tudo que acontece para conjugar os verbos: COMER / DORMIR / VISITAR / COMPRAR / DIVERTIR-SE.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PASSEIOS TURÍSTICOS NA FESTA DI BACCO
Depois...SÓ ANO QUE VEM!
AGORA DE 3ª.F. À 6ª.F  / 18h - com saída às 18h – na SMCET – Secretaria de Cultura, Esporte Turismo – Av. Pedro Pinto de Souza, no. 100.
 INSCRIÇÕES com antecedência: (54)  3520 7044 - das 7h 30min às 13h 30min 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Os bebês são os mais sorridentes e perceptivos quando interagimos com eles, sem reservas. E nunca nos viram. Aprendamos!
“GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
BRAÇOS PARA ABRAÇAR!    E...  MÃOS PARA APLAUDIR
ERECHIM – FESTA DI  BACCO 
Domingos -02 / 09 / 16/fev – Seminário N.S. de Fátima - Comercialização de Uvas e derivados -  Artesanato, apresentações culturais, jogos, gastronomia e oficinas. Horário: das 14 às 19h

TRÊS ARROIOS – 04/02 – 3ª.f. – todo dia – na CASA DE CULTURA: 1ª. Sessão Ordinária 2020 do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura.

VIADUTOS --  XXVI  FESTA NACIONAL DO BOI RECHEADO – em 08/02. Programar-se!

 JACUTINGA – EXPOJACUTINGA – 6 / 7 / 8 de março.
 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
IDEIAS  PARA ESPERANÇAR! AQUI EM TERMAS E LAGOS!
            Dia 30 de janeiro é Dia da Saudade. É ela que faz muitas pessoas voltarem a lugares onde foram felizes, onde foram bem recebidos e compreendidos, sobretudo se  conseguiram se conectar consigo mesmas. A degustação de frutas, de vinho doce, uma recepção ou uma despedida que surpreenda – como tem Roteiros Turísticos  oferecendo – mas  AQUI em Termas e Lagos – tudo vai fundo na sensibilidade.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA – Lya Luft
“Que a gente possa ser mais irmão, mais amigo, mais filho, mais pai e mãe, mais humano, mais simples, e mais desejoso de ser e fazer feliz.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 30/01/2020 –21h 55 min  – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo 11 e 12 de janeiro/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!
DESDE 2011 A FESTA DI BACCO
            A emoção de ouvir pessoas falando numa abertura de evento,  que tem sua consistência e solidez quando nascido da e na História, nos leva a meditar e a rever se já fizemos tudo que devíamos e podíamos para contribuir.  Serenidade e labor para crescer e compartilhar com amabilidade e gentileza, numa luta permanente para aprender a coletivizar. Praticar sempre: “o meu melhor, o teu melhor pelo melhor coletivo”. Os fazedores que estão nos bastidores sabem como tudo isso funciona para dar resultados positivos.
            Na abertura da safra da uva –como primeiro ato da Festa Di Bacco,  ocorrida dia 08, na propriedade da Família de Luciano Bos, recebemos muitas informações sobre atividade, o mercado,  e que a Agricultura Familiar é responsável por 60% da produção de  alimentos. O parreiral da Família Bos tem 65 anos de plantio.
11 – sáb – Jantar de Abertura – na comunidade Rio Tigre
18 – sáb – Carreata e Escolha da Corte – Ginásio Bela Vista
24 -    Abertura da Festa e Cortejo – Corte Infantil e Adulta
24/25/jan – 02/0916/fev – Seminário N.S. de Fátima - Comercialização de Uva, Artesanato, apresentações culturais, jogos, gastronomia e oficinas.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 O MATE NA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
            Na sala de Educação Ambiental – no Parque Banhado da Vergueiro/Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em Passo Fundo, tratou-se do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate. É um programa de Estado para o direcionamento espacial estratégico da erva-mate do RS -  criado em 2016. A organização e condução, realizadas pela EMATER/RS,  finalizaram com a formação de Comitês para um trabalho forte,  efetivo e decisivo.
            No Rio Grande do Sul tem cinco polos de incentivo: ILÓPOLIS / MACHADINHO / VENÂNCIO AIRES, PALMEIRA DAS MISSÕES / PASSO FUNDO. Aqui a proposição da Emater é trabalhar Roteiro com Erva-Mate em: Áurea, Barão de Cotegipe e Erechim.
            A demanda mundial coloca a todos perante uma responsabilidade:  projetar os próximos dez anos com pesquisa, plantio e manejo, pois vai além do Chimarrão: alimentação (humana e animal), perfumaria, bebida. Não a tecnologia aumentará o consumo, mas  atender as demandas d a estratificação do mercado. A pesquisa experimental   e o compartilhamento, compondo uma Biblioteca de Pesquisa,  são fundamentais na busca  dos resultados do Programa: “O Mate na Terceira Década do Século XXI”, porque une Pesquisa à Produção.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
OPORTUNIDADES CULTURAIS – ENCONTROS FELIZES
            Os Grupos Culturais têm uma missão - a cada início de ano - quando e enquanto  todos pensamos em férias e viagens. Pelos alertas indicados por estudos e estudiosos na área do desenvolvimento infantil/juvenil e vida adulta, “praticar” canto, dança, música, teatro, meditação, culinária, contato com a Natureza é  a terapia antes da terapia.
            Que tal experimentar para “não dizer que não falei das flores?” Como saber o sabor de uma bebida, de uma comida sem degustar? “Fazer o jogo do contente”! “Tomar o medo e ir”! Ou ainda: “vá aos encontros felizes!”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
BRAÇOS PARA ABRAÇAR!    E...  MÃOS PARA APLAUDIR
ERECHIM – FESTA DI  BACCO  - programa acima.
IPIRANGA DO SUL – 1º. FRANGO FEST – 11/01 - N.S. da Salete – (54)99669-7341
BARÃO DE COTEGIPE/55 ANOS  – XXIII FESTA DO FRANGO  --Povoado Sérvia – 25/01.
 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
IDEIAS  PARA ESPERANÇAR!
            Cumprimentar as pessoas que vamos encontrando... nem sempre é bem entendido. Mas.. tentemos provocar sorriso a fim de praticar o que propôs São João Paulo II: “Todo chamado de Deus é uma história de amor única e irrepetível. Sempre que possível dê uma sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia.”  E quando há tantas oportunidades de rever pessoas, conhecer outras tantas nos eventos que vêm por aí, soa como uma provocação para nos conectamos pela presença física e seu significado humanístico.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA –  Mário Sérgio Cortella
“A Literatura é a possibilidade de conectarmos as vidas na História e, ao mesmo tempo, projetarmos aquilo que pode ser a nossa caminhada no mundo.” (Trilhas do Fazer)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 10/01/2020 –11h 40 min  – por MVKG – Erechim/RS

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Coluna Cultura e Turismo 04 e 05 de janeiro de 2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!
ENCONTROS  FELIZES / CORAÇÕES ABERTOS
            Transportamo-nos para vários lugares onde ficam partes da vida que hoje somos. As flores caindo  são como pedacinhos de nossas lembranças que tantas pessoas as compõem.
            Os ruídos de uma mata, de um rio que cresce nas chuvaradas, ou dos animais mugindo no portão para chegar nos seus lugares no estábulo, os diferentes sons produzidos por um moinho colonial com bica e  roda d’água, a oscilação da luz elétrica produzida por um dínamo, os cães ladrando, as aves cantando ao amanhecer, os suínos reclamando comida se misturavam ao rádio com Canções Natalinas. A vida plena em todos os recantos. Os discos de goma laca na eletrola acionada com manivela. Isto... felicidades que ficaram!
             Nas felicidades de hoje a alma está na  ponta dos dedos e no mutismo entre as pessoas. Quando conseguimos ser mais felizes? Que os encontros felizes sejam mais reais e multiplicados em 2020, porque nascemos para sermos felizes!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ESPERANÇANDO
FOTO ENVIADA DE ÁRVORES FLORIDAS
crédito: Nilton Miguel Groch)
            O céu azul vai sendo desenhado pelas nuvens brancas do nascer ao sol posto, enquanto o chão vai sendo bordado pelas pétalas coloridas como aqueles pedacinhos do nosso existir, que nos tornam sólidos como seres humanos,  capazes de amar sempre, gratos com nossas familiares, amigos e todos os mestres dos segredos da vida espiritual, antes da digital.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
GENTILEZA  GERA  GENTILEZA
            De quantas gentilezas seremos capazes neste ano?
                        “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HOJE É DIA DE
Para cada um criar o seu mantra, a partir destas ideias colhidas por aí!
Hoje é dia de - abraçar – a vida passa!
Hoje é dia de – perdoar – somos humanos!
Hoje é dia de – conversar – nada substitui a palavra!
Hoje é dia de – sorrir – para iluminar os encontros reais!
Hoje é dia de – declarar – que amamos!
Hoje é dia de – preservar a Natureza – para quem virá!
Hoje é dia de – ouvir atentamente – a quem fala conosco!
Hoje é dia de – de abrir a porta – para o irmão que precisa!
Hoje é dia de – tomar banho – de corpo e de ama!
Hoje é dia de – refletir e de aceitar - a vida!
Hoje é dia de – fazer o bem – para quem não conhecemos!
Hoje é dia de -
Hoje é dia de -
Hoje é dia de -
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
É dentro de você que está guardada uma porção infinita de amor, dedicação, carinho e respeito. Por isso sempre dizer sim para si, para o que constrói o ser. MVKG
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 03/01/2020 – 15h 30minmin  – por MVKG – Erechim/RS


sábado, 28 de dezembro de 2019

Coluna Cultura e Turismo 28 e 29 de dezembro/2019



MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!

VÁ AOS ENCONTROS FELIZES TAMBÉM EM 2020!

                        Em tempos natalinos, que antecedem um Novo Ano, quando tudo pede nossa atenção máxima e nos desdobramos em agradecer, presentear, pedir perdão e perdoar, abraçar, rogamos deixar mais um espaço na agenda, caríssimo leitor! Por uns instantes parar a vida e escolher também passear por uma porção do Chapéu do Estado - Norte e Noroeste – que é muito mais em oferta turística porque tecida pela Natureza pelos seus habitantes.
                 Vamos lá, então! Com um mapa, se  estiver a mão, visualizar o seu ninho em relação aos seus Municípios – vizinhos ou mais distantes. Refletir: quantos  visitei como turista? Ou passei por passar? Já usufrui das Águas Termais e das represas? Já visitei Os Museus e as Casas de Memória? Já fiz ciclismo? Trilha? Caminhada? Caminhei descalço nas pedras do rio? Já conheci  parques ecológicos como  Teixeira Soares? Já conheço as obras em cimento afresco de Arystarch Kaszkurewicz?  Já meditei em lugares sagrados? Já acompanhei a transformação da erva-mate? Já colhi frutas no pomar? Já colhi flores no pé e acariciei suas folhas? Já adentrei em mina de pedras preciosas? Já andei pelo trigais sem fim? Já me transportei ao tempo missioneiro? Já senti e vivi a riqueza das nossas raízes que esperam por mim  e pelo meu aplauso?
            Realizar essas sensações no seu ritmo  - de forma prazerosa  e profunda - é um caminho para a conexão consigo mesmo. Necessidade urgente de todas as pessoas, conforme pesquisa da OMT – Organização Mundial do Turismo. É dar vez ao seu lado sensível, ao sentir, é a permanência de cada um em si mesmo.
            A necessidade de vermos  o  que temos e o que somos, e experienciar essas realidades, viver as nossas coisas porque este é o nosso povo, o nosso lar, o nosso presente e o nosso futuro. As heranças:  histórica, cultural e empreendedora são a cereja do bolo, que os Roteiros Turísticos em operação estão a oferecer, enquanto outros estão em formatação. Nada é artificial. Aqui o que se oferece nasceu do seu povo, da sua gente, do seu jeito de ser.  A TI -Tecnologia da Informação, a pesquisa e o trabalho coletivo,  nas diferentes instâncias da atividade turística, são a garantia do desenvolvimento e do crescimento dos 228 Municípios focados nesta edição. A hora chegou! É agora! Neste verão eleja a sua cidade, a sua Região para, de fato, as descobrí-las! Depois... é só falar bem e recomendar para quem formos encontrando. Promover o bom faz bem!
            É sabido que em  cada local as parcerias fortalecem todo o fazer. A representatividade turística, juntamente com os Coredes, as Associações de Municípios, Universidades, Organizações  e Entidades, em sintonia, são a garantia de sucesso, com apoio da Sedetur. Na Região Turística Termas e Lagos, O Fórum Regional de Turismo tem todo o apoio necessário para executar itens do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Corede 2015-2030:Perspectivas Estratégicas das Regiões Funcionais.
            Então, o patamar que Norte e Noroeste atingiram na Oferta Turística assegura novos  horizontes econômicos e criativos, remetendo a vender o que tem e a ficar em permanente inovação, sublinhando que todos – direta e indiretamente envolvidos – atentem para o indicativo de que 83% dos turistas preferem comprar seus passeios por via digital, sem contato pessoal. Então muita precisão e honestidade nas informações e na sua operação turística em si.
            Pela perspectiva de que  a Oferta Turística se divide em Principal / Complementar e de Apoio – segundo Alexandre Panosso Neto, o todo  se beneficia do movimento de pessoas. No seu deslocamento,  ora abastece ou  repara  o veículo, ora se alimenta, ora se hospeda, ora busca o comércio, ora precisa adquirir alguma coisa que esqueceu e, assim, vai se ampliando a economia regional. E cuidar sempre: excelentes atendimento e receptividade em todos os locais. Isto é o primeiro passo para que o turista retorne.
            Agora é a vez: patrimônio natural, histórico, cultural, acadêmico, religioso e material; parques, reservas e saltos; museus e casas de memória dos nativos e das correntes imigratórias  ao museu de veículos militares; atividades agrícolas diversificadas, esportes  automobilísticos, náuticos, ciclísticos e caminhadas; águas represadas e águas termais; feiras regionais e municipais; pesquisa e inovação nos mandam um recado: “Vá aos encontros felizes!”, conforme ensina Sílvio Matos. Quando te convidarem para viagens,  visitas, competições, comemorações, festas, encontros, espetáculos, meditação... Vá! Porque, quando for para encontros tristes,  você suspende tudo e vai. E no final de tudo “vamos juntando a s peças na melhor coleção que a vida tem a oferecer: A DOS ENCONTROS FELIZES!”

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA  GERA  GENTILEZA
            Alguns casais buscam uma Cartinha das  enviadas ao Papai Noel , compram as coisas pedidas, e as levam, pessoalmente, nas casas dos autores das mesmas. Conhecem as condições e conversam com as pessoas da casa. Que lição! Todos pensaram na família e em outras pessoas da casa.
            “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
IDEIAS  PARA ESPERANÇAR!
            Quem foi à Praça da Bandeira para assistir a parte artística, fez a sua parte neste Natal. Lido em certa ocasião, cujo autor desconhecemos: “A Arte não é mais do que uma mão estendida na escuridão, a espera de  que se lhe dê  uma oportunidade.”
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA –  Paulo Leminski
“Isto de querer ser exatamente aquilo que a gente é, ainda vai nos levar além.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 27/12/2019 – 00h 26min  – por MVKG – Erechim/RS