segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Convite e Tradições Natalinas!


CONVITE - CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA – na SOCIEDADE INSTRUTIVA E RECREATIVA RUI BARBOSA
DATA: 12/12/2012
HORA: 20h
QUEM? – Grupos Polônicos e todos que quiserem participar de um momento de reflexão e de espiritualidade, cfe. convite:

PREZADOS AMIGOS
É Natal! Todos são lembrados com carinho. Por isso o convite. E sempre daquela forma: uma mesa em comum, a Bênção e a Partlha do Oplatek, o canto das Kolendas, os abraços entre todos. Lembre de alguém que tão sozinho está e convide.Como é habital, trazer um prato de salgado ou de doce na proporção das suas pessoas, e não faltará.
Para compreender melhor esta Tradição Natalina, um apanhado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRADIÇÕES NATALINAS POLONESAS
     Estas tradições compõem-se de vários momentos, de vários rituais: Wiecierza Wigilijna, Oplatek, Kolendas/Kolendnicy.
     A Wiecierza Wigilijna – Ceia NATALINA é realizada em família. O Oplatek – partição do Pão Ázimo em família e em Sociedades Étnicas Polonesas. As Kolendas são cantadas nos encontros natalinos e nas rondas pelas casas, pelos Kolendnicy.

WIECIERZA WYGILIJNA - CEIA NATALINA
INTRODUÇÃO:
     Esta ceia tipicamente polonesa é comemorada na Vigília de Natal em todos os lares da Polônia, desde os mais mais remotos tempos. Esta tradição também é comemorada pela Colônia Polonesa em todo o mundo.Em nossa região, assim como em todo o Sul do Brasil, os costumes se conservaram, salientado-se que presentemente estão muito consolidados e vivenciados. Cada núcleo, cada comunidade tem suas características, conforme a região de onde procederam as famílias e os costumes que se mantiveram mais puros pela vivência familiar.
     Houve uma certa perda quando do período de Nacionalização (1938/1945) que impunha algumas restrições aos imigrantes, como uso de língua estrangeira. Houve um afastamento das tradições e dos costumes. Com o passar do tempo, processou-se um retorno gradativo aos usos e costumes de parte dos imigrantes e de seus descendentes. Hoje há um novo contexto, as possibilidades de informações, o intercâmbio muito frequente entre pessoas de todas as idades aproxima e reaviva as tradições entre OS povos: Brasil/Polônia.

CEIA NATALINA - Hoje há um novo contexto
1-A mesa da Vigília de Natal é coberta com toalha branca, com um punhado de feno sob a mesma.
Ø Numa travessa coloca-se o OPLATEK (partícula benta pelo Padre da Paróquia).
Ø Iguarias tradicionais: peixe, legumes, cogumelos, queijos, sopa, enfim 7. 9 ou 11 pratos, dependendo da região. Na Polônia não se come outras carnes, nem se toma bebida alcoólica na Vigília Natalina.
Ø Sempre é colocado um talher a mais para uma eventual visita, pois ninguém deveria estar sozinho na Véspera de Natal. Para alguns significa pessoas da família falecidas; para outros, os patrícios que estão longe da Polônia, dispersos pela vastidão do mundo.
Ø Num canto da sala, a CHOINKA - Pinheirinho enfeitado segundo o costume atual, na maioria das famílias. Antigamente a Choinka era enfeitada com bolachas caseiras, balas, bombons, frutas, pinhas, enfeites de papel (wycinanki) e de palha de trigo.Sob a Choinka, a SZOPKA – o PRESÉPIO, com as figuras tradicionais da festa. Às vezes a reprodução de uma pequena cidade com ruas, casas, praças e pessoas.
Ø
2-Surgindo a primeira estrela, o filho caçula acende a vela do Pinheirinho. Cantam-se Kolendas. O primogênito lê o Evangelho que versa sobre o Nascimento de Jesus (Lucas 2, 1-20.
Ø O pai faz uma oração (Pai Nosso ou Ave Maria) e, pegando um Oplatek, parte-o e distribui aos familiares. Primeiro o pai e a mãe, partindo o Oplatek um com o outro, se pedem desculpas e se felicitam, fazendo promessas para um convívio melhor. Os demais membros da família imitam os pais e, nesse ambiente de respeito, devoção e alegria, começa o jantar. Após continuam as conversas e os cânticos natalinos – Kolendas. Presentes são distribuídos para, ao final, todos juntos irem para a Missa do galo –PASTERKA.


Sem comentários:

Enviar um comentário