sábado, 22 de novembro de 2014



Diário da Manhã
Coluna CULTURA  E TURISMO
mvkg
22  e  23/11/2014

UMA NOVA FASE PARA NOVOS TEMPOS EM TURISMO E CULTURA
            A partir desta data, além deste jornal on-line, esta coluna estará também no: gentecomasas.blogspot.com.br, utilizando o blog pessoal.

 NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO
            Queremos tornar público o agradecimento aos Senhores Prefeitos Municipais, de parte do Fórum Regional de Turismo, o espaço cedido-  na reunião da AMAU em 18/11 - para colocarmos a todos a par das ações em curso, e as próximas, visando o desenvolvimento turístico regional. Na ocasião, passamos algumas notas muito atuais e oportunas pois, se demoramos para apostar na economia gerada pelo Turismo, o tempo urge e, não podemos errar. Não há tempo.


SE A VIDA É UMA FESTA,
SIGA ESTA DIREÇÃO.
VENHA VOCÊ TAMBÉM!

DESEJO VER VOCÊAQUI!

  


ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE AUTORES/ ESTUDIOSOS
PARA MELHOR COMPREENDER TURISMO

>>VIESES DO TURISMO:
.produtos (da cadeia direta e da cadeia indireta)
.serviços (quantidade/variedade/qualidade)
.Artes/Manifestações Culturais
.ambientes (interno / externo)
.atores (profissionais / voluntários)
.história e memória / patrimônios: natural e cultural
.identidade local/regional
.atividade informal
.atendimento em toda cadeia

>>RECOMENDA-SE ATENTAR PARA AS DIFERENTES AÇÕES/ATORES:
>Roteiro turístico (local / intra-regional / inter-regional)
>O que é oferecido em cada um
>Acompanhamento do Guia de Turismo / perfil apropriado
>Venda dos “passeios” / deslocamento / operadores

DUAS ESCOLHAS DE QUEM FAZ TURISMO:
Individual – planeja para si, vive a viagem em  essência e profundidade, troca de experiência
Massificação/artificialização/pacotes promocionais/grandes viagens

>>URGE TODOS ENTENDEREM
>Desenvolvimento regional tem tudo a ver com o Des. do Turismo, ou vice-versa.
>Todas as instituições precisam conversar entre si: construir espaços de compartilhamento: empresário/setor público/gestores.

>>TURISMO = desenvolvimento social
     TURISMO = desenvolvimento econômico

>>ESPAÇOS PÚBLICOS PARA AS PESSOAS:
A qualidade dos espaços públicos é um dos indicativos do nível cultural de um lugar. Não somente construir espaço público com brinquedos, mas uma estrutura convidativa para crianças e adultos, ou seja: PARA AS PESSOAS. (Elger Blitz – arquiteto holandês)

>>INDISPENSÁVEL: AÇÕES COLABORATIVAS EM TODA ATIVIDADE, OU CARGO/FUNÇÃO!
Cada um fazer o seu melhor para o melhor coletivo, quando todos se beneficiam  não com os dividendos materiais, mas sociais, humanos, emocionais, espirituais. (É a obra que se deixará!...Plantar! Colorir Caminhos!)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
PLANEJANDO O VERÃO PARA BEM APROVEITAR – TERCEIRO ROTEIRO
             Já veiculamos os dois: RURAL E TERMAS -   que envolve as regiões turísticas Termas e Lagos e Cultura e Tradição,  e o roteiro PEDRAS E ÁGUAS - que envolve Termas e Lagos e Águas e Pedras Preciosas. Hoje focamos no primeiro roteiro interno criado. Quem realiza este passeio nunca mais deixará de falar da experiência.
Roteiro: VERDES VALES
Região: Termas e Lagos
Muncípios:  Erechim, Três Arroios, Severiano de Almeida, Mariano Moro e Aratiba.
Neste roteiro, o visitante encontrará Centros e Casas de Cultura, Templos Religiosos, Águas Termais, Arte em esgrafito a fresco, Art’Decô, Parreirais e Cantinas, Gastronomia típica Italiana e à base de peixes, chocolate artesanal, artesanato e belas paisagens.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigida em 20/11/2014 – às 15h 34min – por mvkg.

Sem comentários:

Enviar um comentário