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“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
No último dia
trinta de setembro, em evento organizado pela SEDETUR, participamos - em nome
da Uri/Credenor/ Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos - de um dia intenso
de aprendizagens diversificadas, que pessoas competentes e experimentadas na
celeridade que hoje nos atropela, compartilharam
o que sabem e o que fazem na Economia do Turismo. Então algumas direções para acelerar e dinamizar o processo
de comercializar. Produtos? Já temos! E para esses também há todo um modus
faciendi para sintonizar com o futuro.
O TURISMO E O FUTURO =
TERMAS E LAGOS
O Turismo é feito de: marcas, relações, profissionalismo, gestão, qualificação,
negócio, economia, emprego, fonte de renda. Então falamos do valor
econômico e do valor social do mesmo.
Quando vista a trajetória - no Estado - de
1950 para cá, ano em que foi criado o Serviço Estadual do Turismo, com
uma dúzia de reformulações até hoje, com firmeza tomar nosso valor, força
e potencial e trabalhar com disponibilidade, criatividade e flexibilidade. As
tendências que a preferência dos turistas está a apontar indicam caminhos
seguros e certos:
01- - CONTATO COM A
NATUREZA – O futuro: venda do silêncio.
02- AUTENTICIDADE – Não conectividade.
03-TURISMO CONECTADO – Viajante 4.0. Meios antigos não funcionam. 83% buscam viagens
por aplicativos, tablets, celulares
04-VIAGENS CURTAS – Experiência/participação no fazer
05 – WELLNESS = BEM
ESTAR / conexão consigo mesmo/prevenir doenças
No sonho dos brasileiros, como ficam as viagens:
casa / carro / viajar e, dos Gaúchos,
acrescentar: empreender.
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INOVAÇÃO E TURISMO
/TENDÊNCIAS GLOBAIS / MUNDO DIVERSIDADE
O mundo diversidade remete ao plano quântico:
> 2.500 novas formas de
trabalho;
> automação – afeta
52 milhões;
> robotização;
> digitalização (nichos:
tur. de negócios / tur. sustentável);
> trabalho x lazer;
> viajante x percepção;
> menos coletivo / mais personalizado;
> poder da narrativa / histórias / criatividade;
> WGSN – pesquisa revela:
jovens mais tempo em casa / idosos viajam mais
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TENDÊNCIAS
COMPORTAMENTAIS: conscientização /
proximidade / poder big-data (poder da tecnologia da informação)
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TENDÊNCIAS DA BUSCA PELO
TURISTA
> Luxo sensível (não exibido)
> Slow Tourism (devagar)
> Ecoturismo
> Turismo Rural
> Muda Turismo
> Realidade virtual
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DECORREM DESAFIOS
INDELEGÁVEIS
# Pós-visita
#Ecossistema de
colaboração
#Estudo da demanda
#Conexões
#Ecossistema de
colaboração
#DesIgn Thinking (planejamento vivo, que muda / novo)
#Plataforma de negócios
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NOVAS CONEXÕES PARA
VALORIZAR ESPAÇOS PÚBLICOS
Ações que visem a
Economia da Experiência, a Economia do Conhecimento e a Economia Criativa, ou,
SIMPLIFICANDO: novas experiências sobre
e com a Cultura aliada ao Artesanato e à Gastronomia em espaços públicos
como: Museus, Memoriais, Casas de Memória, Centros Culturais, Parques,
Auditórios, Praças, Largos, etc. Isto traz desenvolvimento econômico e
transformação urbana.
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