sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Coluna Cultura e Turismo 5 e 6 de outubro/2019


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
            No último dia trinta de setembro, em evento organizado pela SEDETUR, participamos - em nome da Uri/Credenor/ Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos - de um dia intenso de aprendizagens diversificadas, que pessoas competentes e experimentadas na celeridade  que hoje nos atropela, compartilharam o que sabem e o que fazem na Economia do Turismo. Então algumas  direções para acelerar e dinamizar o processo de comercializar. Produtos? Já temos! E para esses também há todo um modus faciendi para sintonizar com o futuro. 
O TURISMO E O FUTURO = TERMAS E LAGOS
            O Turismo é feito de: marcas, relações, profissionalismo, gestão, qualificação, negócio, economia, emprego, fonte de renda.  Então falamos do valor econômico e do valor social do mesmo.
Quando vista a trajetória - no Estado  - de 1950 para cá, ano em que foi criado o Serviço Estadual do Turismo,  com uma dúzia de reformulações até hoje, com firmeza  tomar nosso valor, força e potencial e trabalhar com disponibilidade, criatividade e flexibilidade. As tendências que a preferência dos turistas está a apontar indicam caminhos seguros e certos:
01- - CONTATO COM A NATUREZA – O futuro: venda do silêncio.
02-  AUTENTICIDADE – Não conectividade.
03-TURISMO CONECTADO – Viajante 4.0. Meios antigos não funcionam. 83% buscam viagens por aplicativos, tablets, celulares
04-VIAGENS CURTAS – Experiência/participação no fazer
05 – WELLNESS = BEM ESTAR / conexão consigo mesmo/prevenir doenças
No sonho dos brasileiros, como ficam as viagens: casa / carro / viajar e, dos Gaúchos,  acrescentar: empreender.
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INOVAÇÃO E TURISMO /TENDÊNCIAS GLOBAIS / MUNDO DIVERSIDADE
O mundo diversidade remete ao plano quântico:
> 2.500 novas formas de trabalho;
> automação – afeta 52 milhões;
> robotização;
> digitalização (nichos: tur. de negócios / tur. sustentável);
> trabalho x lazer;
>  viajante x percepção;
>  menos coletivo / mais personalizado;
>  poder da narrativa / histórias / criatividade;
> WGSN – pesquisa revela: jovens mais tempo em casa / idosos viajam mais
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TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: conscientização / proximidade / poder big-data (poder da tecnologia da informação)
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TENDÊNCIAS DA BUSCA PELO TURISTA
> Luxo sensível (não exibido)
> Slow Tourism (devagar)
> Ecoturismo
> Turismo Rural
> Muda Turismo
> Realidade virtual   
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DECORREM DESAFIOS INDELEGÁVEIS
# Pós-visita
#Ecossistema de colaboração
#Estudo da demanda
#Conexões
#Ecossistema de colaboração
#DesIgn Thinking  (planejamento vivo, que muda / novo)
#Plataforma de negócios
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NOVAS CONEXÕES PARA VALORIZAR ESPAÇOS PÚBLICOS
            Ações que visem a Economia da Experiência, a Economia do Conhecimento e a Economia Criativa, ou, SIMPLIFICANDO: novas experiências sobre  e com a Cultura aliada ao Artesanato e à Gastronomia em espaços públicos como: Museus, Memoriais, Casas de Memória, Centros Culturais, Parques, Auditórios, Praças, Largos, etc. Isto traz desenvolvimento econômico e transformação urbana.
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