sexta-feira, 8 de maio de 2020

Coluna Cultura e Turismo 09/10/maio/2020


ESTE LOCAL EM GAURAMA TE ESPERA PÓS-PANDEMIA. JEREMIAS QUE O DIGA!
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“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
>DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES: TURISTA RESPONSÁVEL (7)
>>GRATIDÃO E INTOLERÂNCIA  AO SUPÉRFLUO
>>>DESTINO CERTO PARA O LIXO /  O TURISTA RESPONSÁVEL
>>>> MESMO ASSIM, CAMINHAR!
>>>>ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS!
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AJUSTANDO  AS  VELAS
GRATIDÃO  e INTOLERÂNCIA AO SUPÉRFLUO
            Diferentes leituras e projeções de pessoas experts no assunto Turismo apontam para o futuro sob diferentes perspectivas pós-pandemia. O cenário aponta cada vez mais no sentido de que as grandes oportunidades estarão muito mais latentes nos contextos locais e regionais. Já estavam em pleno andamento ações de qualificação para as diferentes atividades na cadeia do mesmo, como as aulas presenciais no SENAC: Curso Desenvolvendo Agentes do Turismo Regional e Desenvolvendo Empreendedores do Turismo Regional, através do CREDENOR/Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos. Dada a necessidade de isolamento social para preservar a vida, está em processo de análise para migração gradual para o modo de aulas conectadas. O trabalho vem sendo conduzido pelo Diretor do Senac Erechim, Leandro Bianchi, e pelo Secretário Executivo do CREDENOR, Julio Brancher. O tempo de isolamento é necessário, mas os agentes e empreendedores precisam olhar o contexto, e estarem preparados para ações de seus municípios, de forma atenta às oportunidades que surgirão.
            Buscando conhecer diferentes opiniões  de estudiosos sobre como a atividade turística será retomada, todos apontam o caminho: será a vez do turismo doméstico, das pessoas buscarem conhecer melhor o seu entorno, viajar pequenas distâncias. J.J. Camargo analisa os efeitos deste período apontando para muitas transformações individuais, chamando à reflexão: GRATIDÃO  e INTOLERÂNCIA AO SUPÉRFLUO. Como já vinha crescendo uma característica do visitante, segundo estudos da OMT: mais o cultivo da sensibilidade e menos da exibição, esta tendência amplia as duas evoluções.
            Os empreendedores estão desafiados a estudar, analisar com novos olhos o que cada um vinha fazendo, e como o fazia,  transformar o negócio, se adaptar Perguntar-se, e perguntar também aos seus colaboradores: como pode o negócio permanecer e crescer? Transformar-se com a experiência já vivida e como pode ser ainda mais atrativo ao consumidor? Ao visitante? Justamente a pesquisadora na área do Turismo há 44 anos, Professora na USP, Mariana Andrigui recomenda que o empreendedor esteja atento à comunicação e à percepção do consumidor. Proporcionar visitas virtuais para despertar o desejo de conhecer o local. Suas palavras quanto a hotéis, pousadas e meios de hospedagem: “O segredo vai estar na comunicação e na percepção do consumidor, se aquele é um lugar seguro para se estar,  ou não. É o que vai garantir a sobrevivência do negócio.”

EMBARQUE NESSA!   (7ª. de 7 partes) – DESTINO CERTO PARA O LIXO
            Nesta SÉTIMA  parte da  orientação editada pelo Serviço Social do Comércio/SESC - chamada O TURISTA RESPONSÁVEL – abordamos  os itens que constam em DESTINO CERTO PARA O LIXO – onde e o que pode ser descartado na hora de iniciar o retorno.
            Além de não jogar resíduos no ambiente, separe-os. A separação é uma etapa importante no processo de reciclagem. Colabore jogando cada tipo de resíduo em seu coletor.. Os coletores apresentam cores diferentes. De acordo com a categoria do resíduo:
METAL/AÇO –  cor dos coletores: amarelo
PAPEL – cor dos coletores: azul
PLÁSTICO – cor dos coletores: vermelho
VIDRO – cor dos coletores: verde
ORGÂNICO – cor dos coletores: marrom
         Restos de alimentos são resíduos orgânicos, não são recicláveis, porém podem ser reaproveitados para compostagem.
            Agradecemos ao SESC pelo uso do Turista Responsável, que encerramos hoje, com a sétima parte.
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EM TEMPO DE 102 ANOS
            Sempre Cultura e Turismo andarão juntos. Grupos Culturais desta cidade sempre fizeram a sua parte, aqui e por Estados e Países. Entre esses o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM, que completou 52 anos dia 06 passado. Aqui nos remetemos aos Imigrantes de todas as Etnias, que sempre tinham em sua bagagem instrumentos musicais e, o mais precioso: a vontade de cantar, que nunca os abandonou, porque  a esperança estava com eles.

Homenagem aos Imigrantes:

CAMINHAR
Fecham portas. - Mesmo assim, caminhar!
Escondem a verdade. – Mesmo assim, caminhar!
Mentem e enganam. – Mesmo assim, caminhar!
Porque nada na vida é maior do que a esperança.
Assim como a deles!

            A inspiração para isto veio de leituras mais específicas a respeito de como os Imigrantes eram “buscados” em outros países  e de como era - na prática - o cumprimento do que a propaganda de então dizia.

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GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Ao ver duas pessoas carregando um móvel  grande e pesado,  o vizinho vê e  ajuda, sem lhe pedir. Nesta singeleza, a grandeza do coração.
 “GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
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SALA DE LEITURA – Espiritualidade – Monja Coen
...“Lembre-se de que para um grão de arroz chegar ao seu prato, toda a vida da terra precisou estar em equilíbrio. Perceba a interdependência e o biocentrismo. O antropocentrismo caiu – o vírus derrubou de vez. O ser humano não é o centro da vida. O centro da vida é a própria vida.”
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Redigido em 08/04/2020 – 10h 49 min  – por MVKG – Erechim/RS

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