sexta-feira, 19 de junho de 2020

Coluna Cultura e Turismo - 20 / 21 / JUNHO/2020


MVKG
“PRETEOU O OLHO DA GATEADA”! Nesta coluna:
DIFERENTES OLHOS x COISAS DIFERENTES:
>PINGOS DO AMOR!
 >>PLANEJANANDO E FAZEJANDO!
>>>COLETIVO / COMPARTILHAMENTO / PERTENCIMENTO
 >>>>O VENTO SABE CANTAR!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AJUSTANDO  AS  VELAS  ESSENCIAIS




Uma maravilha da natureza em Viadutos/RS!
A água, pela altura da queda, se transforma em pingos.
Conforme a tradição:
O mês dos Namorados: junho,
Estes seriam os pingos do amor.
Para receber seu pedido amoroso,
Basta ficar atrás da cascata e entre a rocha,
Fazer pedido e ser atingido pelas gotículas:
OS PINGOS DO AMOR!
    Fotos e texto: Jose Peracchi
            Pois iniciamos com a contribuição do Interlocutor de Viadutos junto ao Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos que nos remete ao que é nosso, aqui, pertinho de nos 32 Municípios da AMAU. Se cada leitor sair  - um dia que seja -  para mergulhar na Natureza nossa, tão somente isso, será tomado pela riqueza e pela vontade de voltar sempre mais, de descobrir o que mais temos. Peracchi resolveu ir pelo meio do mato – como se diz intimamente, - seguir os cursos d’água. E virou poeta! É disso do que precisamos: nutrirmo-nos do nosso!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
INCLUIR-SE É A HORA!
PLANEJANDO e FAZEJANDO!
            Como proliferam lives e videoconferências, muitos conhecimentos procuraremos  compartilhar. Porém, planejar é uma etapa que, sem o fazer, de nada vale,  ou pode ser menos eficiente  e eficaz. (eficiente: fazer bem / eficaz: produzir o melhor resultado). Numa dessas oportunidades, disse a Professora dois verbos no Gerúndio: PLANEJANDO e FAZEJANDO. Já praticar o que mudará no negócio – seja ele qual for – e sempre trabalhando com os colaboradores  que atuam no negócio. Relembrando o que colocamos semana passada: = desafios do turista – demanda mais criteriosa // =desafios dos empreendedores – oferta segura sanitariamente.
#A capacidade de tomar decisões estratégicas com a participação dos principais  e diferentes atores, além dos períodos políticos. Que propósitos temos para nosso Município? Nossa Região? Qual é o sonho coletivo?
##Território Turístico: espaço físico, seus produtos, seus roteiros, complementariedade, evolução, adequação à demanda que agora buscará mais a contemplação da natureza, o humano como centro.
###Governança é o exercício da cooperação entre público e privado. Instância de Governança: o espaço material onde os atores exercem a governança, os pactos, as agendas.
####Turismo é negócio coletivo: plano municipal, plano regional e plano estadual.
#####O papel de Regionalização é integrar. A atividade turística regional precisa de integração entre Municípios: planejamento e  execução dos serviços públicos para uma população flutuante em grande número. Os empresários atuam no Turismo oferecendo os produtos, segundo o(s) roteiro(s) comercializado(s) e os diferentes atores e setores, segundo a característica da oferta.

COLETIVO  / COMPARTILHAMENTO   /  PERTENCIMENTO
UM - O processo vivido por esta REGIÃO TURÍSTICA TERMAS E LAGOS/CREDENOR se compõe de Estudos, Seminários, Fóruns, Reuniões Microrregionais, Planejamento Estratégico Regional 2015/2030Credenor/ verbas conquistadas na Consulta Popular para aplicar em ações na Área do Turismo. Esta construção é fruto do sentimento coletivo, do compartilhamento e do sentido de pertencimento, porque a Região abrangida pelos 32 Municípios da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai - entendeu o papel articulador do Fórum Regional de Turismo, cujos atores são os Interlocutores indicados pelos mesmos.
DOIS – O processo atual se compõe de ações decorrentes da Consulta Popular, cuja cereja do bolo é a abertura do Escritório de Turismo com o precípuo encargo  de  promover a oferta regional. Então... a missão de toda população fazer a sua parte,  quando perceber o visitante, em todo e  qualquer papel no cenário. Mas... atenção! agora o ensaio final para inclusão: cidades limpas, bonitas, agradáveis, organizadas, seguras, receptivas, acolhedoras, prestigiadoras umas das outras, lixos descartados adequadamente ( nunca na beira do caminhos como se vê em... ), todos e tudo ao mesmo tempo.
TRÊS – O processo futuro leva à realização das ações projetadas pós-instalação e funcionamento do Escritório, cumprindo com a sua finalidade. É uma espécie de aceleração do futuro, que exige cooperar  no imaterial,  através da inteligência compartilhada, da cultura regional como destino turístico de relevância, da união, de lideranças apontando o futuro e fazendo-o acontecer. Compatibilizar: propósitos / valores / ações / resultados sempre com brilho nos olhos.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
EPIFANIA  - Disse um dos palestrantes:
“Os líderes do movimento turístico são os inspiradores, os engajados, os que não desistem nunca, as pessoas com valores, os capazes de produzir resultados...”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
            Um morador da rua Euclides da Cunha, precisando auxílio para carregar um móvel pesado, pediu ajuda ajuda para quem trabalhava numa obra bem próxima. Prontamente auxiliaram. Como agrado, receberam o agradecimento acompanhado de chocolate.
“GENTILEZA  É ATITUDE DE PESSOAS FORTES.” (Josué Orsolin)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA:  Luís Fernando Veríssimo:
“Os tristes acham que o vento geme.
Os alegres acham que  o vento canta.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido em 19/06/2020 – 15h 43 min  – por MVKG – Erechim

Sem comentários:

Enviar um comentário