sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

CULTURA E TURISMO 05 / 06/ fev / 2022

MVKG

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 SABER NÃO OCUPA LUGAR e  NÃO SE IMPÕE 

APENAS  BUSCA QUEM QUER 

EQUILÍBRIO: SABER  E  QUERER ENXERGAR

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 TERMOS QUE DEVEM SER CLAROS QUANDO SE FALA EM TURISMO:

 

>AGENTE DE TURISMO – Realiza o sonho de viajar de seus clientes. Profissional que monta e vende pacotes de produtos e de serviços turísticos.

 

>GUIA DE TURISMO / GUIA TURÍSTICO / CONDUTOR ECOLÓGICO

Guia de Turismo – Profissional qualificado em curso específico e autorizado, inscrito no MIntur. Acompanha e explica com bons e seguros conhecimentos de Geografia, da História local, dos locais visitados, enfim de toda oferta turística. (Lei Federal 8.623 / 28/01/1993).

 

Guia Turístico – Informativo sobre o local, publicado em: papel, panfletos, livro, site, mídias.

 

Condutor  Ecológico – Profissional que conhece os caminhos no atrativo natural. Atua na cidade,

parque, fazenda, cavernas, grutas, meios naturais.

 

>ATRATIVO TURÍSTICO e PRODUTO TURÍSTICO

Atrativo Turístico – Segundo Beni: “Todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse turístico, que motiva o deslocamento de grupos humanos para conhecê-lo.” Prof. Dr. Luiz Gustavo Patrucco adverte: “Isso não significa que seja um produto comercializável.”

 

Produto Turístico – Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou outro município, e ofertado de forma organizada por um determinado preço.

            Segundo Prof. Patrucco: “É bom lembrar que organizar o Turismo é criar uma estrutura de gasto, porque o turista é um dos poucos clientes que se desloca disposto a gastar sem ainda saber o que vai comprar. Está disposto às tentações.”

 

>ROTA - ROTEIRO TURÍSTICO – DESTINO TURÍSTICO

Rota – Caminho ou percurso com determinados atrativos referenciais, sejam eles naturais, patrimoniais, históricos. Direção.

 

Roteiro  Turístico  - Descrição em detalhes de uma viagem, onde o turista tem noção dos locais a serem visitados, principais horários, serviços inclusos, equipamento de viagem.

 

Destino Turístico: O destino turístico compreende os diversos serviços ofertados  (alimentação, habitação, transporte), a criação da imagem através do marketing e da disponibilidade de informações. É uma entidade física (localização geográfica, infraestrutura, atributos naturais), mas também constitui uma entidade sociocultural (contexto histórico, tradições, religião, paisagismo, etc.) responsável pela hospitalidade. (BENI, 2006)

 

>ARTESANATO -  MANUALIDADE – TPOS DE OBJETOS

ARTESANATO
Artesanato “É um objeto utilitário com raiz cultural”. Exemplos: Uma cuia decorada ou um chaveiro feito com trança de couro cru, objetos em capim dourado ou um cinzeiro feito em pedra sabão reproduzindo uma forma encontrada nas fachadas das casas da região.” Prof. Patrucco


 

 

MANUALIDADE
Manualidade é basicamente o produto de um trabalho manual: Exemplos: Um vidro de café com um recobrimento em crochê, roupinha de bebê tricotada, a menos que esta seja com alguma padronagem e estilo étnico tradicional.

Diferenciar ambos conceitos e atividades é muito importante: tanto para quem faz como,  principalmente, para o turista que procura algo representativo.” Prof. Patrucco

 

        Eleger ícones que identifiquem FORTEMENTE  e COM AUTENTICIDADE a região Termas e Lagos:

> por segmento turístico – precisa aprofundar com objetividade

>>por atrativos naturais: águas / natureza / relevo / atividades desportivas no meio natural

>>>materiais ligados às atividades: madeira, ferro, couro, argila, palha de trigo e de milho, materiais recicláveis, frutos e sementes secas...

 

TIPOS DE OBJETOS  : “EU ESTIVE AQUI!” – o objeto deve remeter ao local visitado, pela sua evidente significância e  representatividade.

Ensina Patrucco: “A importância do souvenir que permite lembrar e mostrar que estive aí. Tipo uma miniatura da Torre Eiffel, um mini berimbau da Bahia  e estes tem uma outra função de ser elementos de “publicidade passiva“ do destino turístico pois fica dando sua mensagem para sempre.”

 

REGIONALIDADES – seu conteúdo: são todos os aspectos ou elementos econômicos, sociais, culturais, étnicos  (comidas típicas, arte, vestuário, músicas, festejos, arquitetura, religião, sotaque linguístico) e paisagísticos de uma determinada região.

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SALA DE LEITURA: Lya Luft

“Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende do que soubermos e quisermos enxergar.”

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Redigido por MVKG – 03/02/2022 – 22h 38min – Erechim/RS

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