MVKG
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SABER NÃO OCUPA LUGAR e NÃO SE IMPÕE
APENAS BUSCA QUEM QUER
EQUILÍBRIO: SABER E QUERER
ENXERGAR
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TERMOS QUE DEVEM SER CLAROS QUANDO SE FALA EM TURISMO:
>AGENTE DE TURISMO – Realiza o sonho de viajar de seus clientes. Profissional que monta e vende pacotes de produtos e de serviços turísticos.
>GUIA
DE TURISMO / GUIA TURÍSTICO / CONDUTOR ECOLÓGICO
Guia
de Turismo – Profissional qualificado em curso específico e autorizado,
inscrito no MIntur. Acompanha e explica com bons e seguros conhecimentos de
Geografia, da História local, dos locais visitados, enfim de toda oferta
turística. (Lei Federal 8.623 / 28/01/1993).
Guia
Turístico – Informativo sobre o local, publicado em: papel, panfletos, livro,
site, mídias.
Condutor
Ecológico – Profissional que conhece os caminhos no atrativo natural. Atua na
cidade,
parque,
fazenda, cavernas, grutas, meios naturais.
>ATRATIVO
TURÍSTICO e PRODUTO TURÍSTICO
Atrativo
Turístico – Segundo Beni: “Todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse
turístico, que motiva o deslocamento de grupos humanos para conhecê-lo.” Prof.
Dr. Luiz Gustavo Patrucco adverte: “Isso não significa que seja um produto
comercializável.”
Produto
Turístico – Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos
de facilidades, localizados em um ou outro município, e ofertado de forma
organizada por um determinado preço.
Segundo Prof. Patrucco: “É bom
lembrar que organizar o Turismo é criar uma estrutura de gasto, porque o
turista é um dos poucos clientes que se desloca disposto a gastar sem ainda
saber o que vai comprar. Está disposto às tentações.”
>ROTA
- ROTEIRO TURÍSTICO – DESTINO TURÍSTICO
Rota
– Caminho ou percurso com determinados atrativos referenciais, sejam
eles naturais, patrimoniais, históricos. Direção.
Roteiro
Turístico - Descrição em detalhes
de uma viagem, onde o turista tem noção dos locais a serem visitados,
principais horários, serviços inclusos, equipamento de viagem.
Destino Turístico: O
destino turístico compreende os diversos serviços ofertados (alimentação, habitação, transporte), a
criação da imagem através do marketing e da disponibilidade de informações. É
uma entidade física (localização geográfica, infraestrutura, atributos
naturais), mas também constitui uma entidade sociocultural (contexto histórico,
tradições, religião, paisagismo, etc.) responsável pela hospitalidade. (BENI,
2006)
>ARTESANATO
- MANUALIDADE – TPOS DE OBJETOS
ARTESANATO
Artesanato “É um objeto utilitário com raiz cultural”. Exemplos: Uma cuia
decorada ou um chaveiro feito com trança de couro cru, objetos em capim dourado
ou um cinzeiro feito em pedra sabão reproduzindo uma forma encontrada nas
fachadas das casas da região.” Prof. Patrucco
MANUALIDADE
Manualidade é basicamente o produto de um trabalho manual: Exemplos: Um vidro
de café com um recobrimento em crochê, roupinha de bebê tricotada, a menos que
esta seja com alguma padronagem e estilo étnico tradicional.
Diferenciar
ambos conceitos e atividades é muito importante: tanto para quem faz como, principalmente, para o turista que procura
algo representativo.” Prof. Patrucco
Eleger ícones que
identifiquem FORTEMENTE e COM AUTENTICIDADE a região Termas e
Lagos:
>
por segmento turístico – precisa aprofundar com objetividade
>>por
atrativos naturais: águas / natureza / relevo / atividades desportivas no meio
natural
>>>materiais
ligados às atividades: madeira, ferro, couro, argila, palha de trigo e de
milho, materiais recicláveis, frutos e sementes secas...
TIPOS
DE OBJETOS : “EU ESTIVE AQUI!” – o objeto deve remeter ao local visitado,
pela sua evidente significância e representatividade.
Ensina
Patrucco: “A importância do souvenir que permite lembrar e mostrar que estive aí.
Tipo uma miniatura da Torre Eiffel, um mini berimbau da Bahia e estes tem uma outra função de ser elementos
de “publicidade passiva“ do destino turístico pois fica dando sua mensagem para
sempre.”
REGIONALIDADES
– seu conteúdo: são todos os aspectos ou elementos econômicos,
sociais, culturais, étnicos (comidas
típicas, arte, vestuário, músicas, festejos, arquitetura, religião, sotaque
linguístico) e paisagísticos de uma determinada região.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE
LEITURA: Lya Luft
“Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos
proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende do que
soubermos e quisermos enxergar.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Redigido por MVKG – 03/02/2022 – 22h 38min – Erechim/RS
Sem comentários:
Enviar um comentário