sexta-feira, 5 de junho de 2015

CULTURA E TURISMO - 06 E 07/JUNHO/2015



COLUNA CULTURA E TURISMO
 06 E 07/JUNHO/2015
POR MVKG

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
A MUDANÇA É POSSÍVEL!
OU FAZEMOS AGORA A TRANSPOSIÇÃO OU... NUNCA MAIS!

            Quando fazemos uma retrospectiva a respeito de passeios que já fizemos em nossa Região, sem consultar nenhuma fonte, nenhuma anotação, apenas o que  lembramos de repente: do canteiro de obras da Usina de Entre Rios do Sul, do Arboreto em Barão de Cotegipe, dos Museus em Áurea,  da Praça Flores da Cunha em Getúlio Vargas, do Delevatti em Gaurama, da Linha Polonesa em Aratiba, do Memorial Judaico em Quatro Irmãos, das Termas de Três de Arroios, em Ipiranga do Sul do Roteiro das Flores, Cores e Sabores, em  Mariano Moro da Casa de Cultura, da Igreja   São Caetano em Severiano de Almeida, da  Escola Lions de Artesanato em Erval Grande, do Parque Menin em Jacutinga, Memorial do Estreito em Marcelino Ramos, Festa do Pierogi em  Centenário, da decoração natalina em Paulo Bento, da réplica da ponte em Ponte Preta, do  pórtico em Campinas do Sul,  do Museu  em Jacutinga, ..............................................................
(Espaço para cada um colocar suas experiências em nossa terra, que é nossa e precisa que nós a vejamos e a promovamos porque é nosso ninho, nosso berço. Ditado polonês: “Tolo é o pássaro que desdenha seu próprio ninho.”
            Colocamos desta forma, para provocar no sentido de que há muito e muito mais em cada município, que é o entorno que nos interessa, porque é a região onde estamos, onde vivemos e a que todos  ajudamos a construir. Há tanta oportunidade de nós nos descobrirmos e de vivenciarmos em família, criando laços de respeito e de afetividade através de apalparmos a nossa memória como povo ... A decisão é de cada um. Às vezes reclamamos que certas esferas não nos veem nas nossas necessidades de Infraestrutura, de Segurança, de Saúde, etc... Mas... nós nos vemos? Como nos vemos? Como nos valorizamos uns aos outros? Como falamos de nós mesmos? Qual é nosso real propósito como pessoa no contexto local e regional?

PRODUTOS TURÍSTICOS - QUEM RESPONDE MAIS RÁPIDO?
            Produto Turístico é quando um atrativo se transformou em produto a ser consumido, que pode ser um evento, um local natural (a natureza nos deu), ou  um local construído pelo homem (patrimônio material). Sobre patrimônio imaterial, tem muito o que falar. Devagar!
Ligue o município ao EVENTO:
Aratiba                                                                        EXPOINCAR
Áurea                                                                            JOANPEPA
Carlos Gomes                                                                 FECIATA
Três Arroios                                                                     RALLY
Getúlio Vargas                                                        KOLACJA POLSKA
Erechim                                                                          EXPOARA
Marcelino Ramos                                       FESTA NACIONAL DA CZARNINA
Mariano Moro                                                               EXPOSEVA            
Severiano de Almeida                                            NOVILHO PRECOCE
Quatro Irmãos                                                                 FESPEM

IMPERDÍVEIS!
06/06 – Severiano de Almeida: 17º. JANTAR  ITALIANO - em Severiano de Almeida – Em 1910  a  Ferrovia espalhou  os Imigrantes por  onde passava. Que frutos temos hoje! Promoção: Grupo Folclórico Nova Itália.
07/06 – Erechim –FESTIVAL DE NALESNIKI/PANQUECAS – em Erechim – almoço na Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa. Promoção: S.I.R. Rui Barbosa – 84 anos e Centro de Língua e Cultura Polonesa – 24 anos.

INADEQUADO...  e prejudica o negócio!
O pior cego é aquele que não quer ver: a história contida na Praça dos Imigrantes; no esgrafito a fresco no interior da Catedral São José de Arystarch Kaszkurewicz; no mosaico: Painel ao Colono na Praça da Bandeira, de Francisco Riopardense de Macedo...

SALA DE LEITURA
“ E OS HOMENS VÃO AO ESTRANGEIRO PARA ADMIRAR AS ALTURAS DAS MONTANHAS, AS ONDAS FORTES DO MAR, AS LARGAS TORRENTES DOS RIOS, O RITMO DOS OCEANOS E AS LARGAS ÓRBITAS DAS ESTRELAS E NÃO OLHAM PARA SI MESMOS.” Santo Agostinho

Redigida em 05/06/2015 – às 10h 47min  - por MVKG

Sem comentários:

Enviar um comentário