sexta-feira, 19 de junho de 2015

COLUNA CULTURA E TURISMO



COLUNA CULTURA E TURISMO
20 E 21/JUNHO/2015
POR MVKG

”PRETEOU O OLHO DA GATEADA!”
A MUDANÇA É POSSÍVEL!

DOIS MOMENTOS – UM CAMINHO
            Após tratativas  do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos com a Secretaria de  Turismo, Esporte e Lazer, mais precisamente com ABDON BARRETTO FILHO – Diretor de Turismo,  e com CRISTINA QUEIROLO FEIJÓ - Diretora de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística - DIPLAN, na data de 17 passado, tratou-se de Estratégias de Desenvolvimento Turístico.  Isto aconteceu na AMAU, com espaço na reunião mensal, pelo apoio e compreensão do seu Presidente, Prefeito Milton Ângelo Cantelle e, após, com membros do Fórum Regional, na URI – Campus Erechim.
Ao falar aos Senhores Prefeitos, nesta hora tão aflitos com inúmeras preocupações em fazer o melhor pelos seus cidadãos, o Diretor Abdon informou dados  estatísticos relativos ao Turismo na economia de uma região; o conceito de iceberg quando se fala em Turismo. Abdon é um profundo conhecedor de toda a cadeia que compõe o trade, tanto no Brasil como em outros países, dominando cinco idiomas. Ele conhece onde, por exemplo, o Turismo foi prejudicado quando o asfalto tomou conta de todos os caminhos. Uma das suas grandes recomendações é que todos os empreendimentos se cadastrem no CADASTUR: meios de hospedagem e locais de eventos, usufruindo de uma extraordinária vitrine.
            A Diretora Cristina, que de longa data trabalha com a Região e conhece os avanços e o que está no  Planejamento Regional realizado em Erechim em abril de 2013, solicitou o apoio dos Prefeitos  aos responsáveis pela área em seus Municípios, pois tem muito trabalho pela frente. Quanto mais se avança, mais se tem  a fazer, pois a oferta turística deve sempre se antecipar ao que pode gerar monotonia e desinteresse de parte do visitante.
            Com os membros do Fórum seguimos os itens do referido  Planejamento Regional, sob os seguintes eixos:
>Sistema de Gestão;
>Estruturação, Desenvolvimento e Qualificação da Oferta Turística;
>Promoção e Marketing;
>Posicionamento Desejado
           
COMO A REGIÃO QUER SER VISTA PELO MERCADO?
IDENTIDADE  ESSENCIAL:
 >Eventos esportivos, religiosos, gastronomia e cultura.
>Águas termais, cultura étnica, tradição, paisagens, patrimônio material e imaterial, agricultura familiar e indústria e comércio.
>Termas e lagos.

DIFERENCIAIS:
>Belezas naturais, hospitalidade, engajamento do povo nos eventos.
>Natureza privilegiada, esporte de natureza, beleza natural.

BENEFÍCIOS:
>Saúde com águas termais.
>Felicidade e satisfação.
>Venham conhecer paisagens, entretenimento.

 POSICIONAMENTO DE MERCADO REGIÃO TERMAS E LAGOS
Deseja-se posicionar a região turística Termas e Lagos  como região bem estruturada e hospitaleira no turismo de eventos, rural, gastronômico, religioso, aventura e termas, oferecendo serviços de qualidade.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

INADEQUADO... e prejudica o negócio!
            Fazer um belo passeio, participar de um acampamento divertido ou jantar na comunidade x...  e deixar lixo. Urge uma transformação cultural para melhor, de todos.

 IMPERDÍVEIS!
>>Serão as FESTAS JUNINAS: na URI – pátio interno -  e no Barão neste sábado que será ensolarado. A tradição que nos coloca num contexto bastante esquecido e pouco praticado.
>>Um diálogo divertido na recepção de um hotel. Que o digam Cristina e Abdon! E por falar em hotel, quantos temos em Erechim?
           
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SALA DE LEITURA
CONCEITO ICEBERG
Assim como de um bloco de gelo vemos apenas uma parte fora d’água, e o que fica submerso é muito maior, assim é a economia do Turismo: movimenta uma cadeia imensa de atividades e de serviços. E, quando alguém falha no seu segmento, prejudica toda cadeia.

MICE – ÚLTIMA PALAVRA EM TURISMO
M = meetings       I = incentives    C = conferences    E = exhibitions
            Reuniões,  incentivos,  congressos, exposições compõem a palavra MICE usada para referir um tipo de Turismo em que grandes grupos se reúnem para um propósito particular. ( pronuncia-se: maice)

Sem comentários:

Enviar um comentário