COLUNA CULTURA E
TURISMO
20 E
21/JUNHO/2015
POR MVKG
”PRETEOU O OLHO
DA GATEADA!”
A MUDANÇA É
POSSÍVEL!
DOIS MOMENTOS –
UM CAMINHO
Após tratativas do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos
com a Secretaria de Turismo, Esporte e
Lazer, mais precisamente com ABDON BARRETTO FILHO – Diretor de Turismo, e com CRISTINA QUEIROLO FEIJÓ - Diretora de
Planejamento e Estruturação da Oferta Turística - DIPLAN, na data de 17
passado, tratou-se de Estratégias de Desenvolvimento Turístico. Isto aconteceu na AMAU, com espaço na reunião
mensal, pelo apoio e compreensão do seu Presidente, Prefeito Milton Ângelo
Cantelle e, após, com membros do Fórum Regional, na URI – Campus Erechim.
Ao falar aos
Senhores Prefeitos, nesta hora tão aflitos com inúmeras preocupações em fazer o
melhor pelos seus cidadãos, o Diretor Abdon informou dados estatísticos relativos ao Turismo na economia
de uma região; o conceito de iceberg quando se fala em Turismo. Abdon é um
profundo conhecedor de toda a cadeia que compõe o trade, tanto no Brasil como
em outros países, dominando cinco idiomas. Ele conhece onde, por exemplo, o
Turismo foi prejudicado quando o asfalto tomou conta de todos os caminhos. Uma
das suas grandes recomendações é que todos os empreendimentos se cadastrem no
CADASTUR: meios de hospedagem e locais de eventos, usufruindo de uma
extraordinária vitrine.
A Diretora Cristina, que de longa
data trabalha com a Região e conhece os avanços e o que está no Planejamento Regional realizado em Erechim em
abril de 2013, solicitou o apoio dos Prefeitos
aos responsáveis pela área em seus Municípios, pois tem muito trabalho
pela frente. Quanto mais se avança, mais se tem
a fazer, pois a oferta turística deve sempre se antecipar ao que pode
gerar monotonia e desinteresse de parte do visitante.
Com os membros do Fórum seguimos os
itens do referido Planejamento Regional,
sob os seguintes eixos:
>Sistema de
Gestão;
>Estruturação,
Desenvolvimento e Qualificação da Oferta Turística;
>Promoção e
Marketing;
>Posicionamento
Desejado
COMO A REGIÃO
QUER SER VISTA PELO MERCADO?
IDENTIDADE ESSENCIAL:
>Eventos esportivos, religiosos,
gastronomia e cultura.
>Águas
termais, cultura étnica, tradição, paisagens, patrimônio material e imaterial,
agricultura familiar e indústria e comércio.
>Termas e
lagos.
DIFERENCIAIS:
>Belezas
naturais, hospitalidade, engajamento do povo nos eventos.
>Natureza
privilegiada, esporte de natureza, beleza natural.
BENEFÍCIOS:
>Saúde com
águas termais.
>Felicidade e
satisfação.
>Venham
conhecer paisagens, entretenimento.
POSICIONAMENTO DE MERCADO REGIÃO TERMAS E
LAGOS
Deseja-se
posicionar a região turística Termas e Lagos
como região bem estruturada e hospitaleira no turismo de eventos, rural,
gastronômico, religioso, aventura e termas, oferecendo serviços de qualidade.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
INADEQUADO... e
prejudica o negócio!
Fazer um belo passeio, participar de
um acampamento divertido ou jantar na comunidade x... e deixar lixo. Urge uma transformação
cultural para melhor, de todos.
IMPERDÍVEIS!
>>Serão as
FESTAS JUNINAS: na URI – pátio interno -
e no Barão neste sábado que será ensolarado. A tradição que nos coloca
num contexto bastante esquecido e pouco praticado.
>>Um
diálogo divertido na recepção de um hotel. Que o digam Cristina e Abdon! E por
falar em hotel, quantos temos em Erechim?
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
SALA DE LEITURA
CONCEITO ICEBERG
Assim como de um
bloco de gelo vemos apenas uma parte fora d’água, e o que fica submerso é muito
maior, assim é a economia do Turismo: movimenta uma cadeia imensa de atividades
e de serviços. E, quando alguém falha no seu segmento, prejudica toda cadeia.
MICE – ÚLTIMA
PALAVRA EM TURISMO
M = meetings I = incentives C = conferences E = exhibitions
Reuniões, incentivos,
congressos, exposições compõem a palavra MICE usada para referir um tipo
de Turismo em que grandes grupos se reúnem para um propósito particular. (
pronuncia-se: maice)
Sem comentários:
Enviar um comentário